TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de sociologia das organizações

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considerando o positivismo de Augusto Comte, bem como a perspectiva de Durkheim em relação às Ciências Sociais (Durkheim é influenciado pelo positivismo), como você explica a seguinte afirmação: “Do ponto de vista metodológico, Max Weber se opõe ao positivismo e seus pressupostos de explicação da realidade social. Para Weber, não é possível construir ‘leis’ que dêem conta de explicar toda a complexidade do mundo social.”

Para Weber, o real é infinito, são infinitas variáveis que comportam a subjetividade do ser humano, é muito mais complexa do que suspeita a nossa vã filosofia, a nossa vã ciência, então, ter leis que explicam isso é praticamente impossível, não se consegue fazer isso. O que se pode fazer é tentar compreender os fenômenos sociais, por isso o Weber é considerado um dos pais da chamada abordagem compreensiva da ciência. Ao fazer isso, está se racionando o sentido dos atores sociais, e se irá compreender um determinado contexto, como por exemplo, o porquê de pessoas estarem numa igreja, num domingo de sol, fazendo muito calor, mas isso explicará o sentido que aquilo tem para elas, se tentará compreender esse sentido, mas não podemos tentar colocar isso como uma lei geral pra explicar todas as religiões do mundo, porque há muita diversidade, são muitas variáveis, muitas pessoas envolvidas, e a ciência não consegue nos dar um instrumento para fazer esse tipo de análise tão profunda, como queria o Augusto Comte, lá no positivismo, ou como queria o Durkheim.

Weber ponta uma outra visão, que destaca a contingencia, ou seja, aquilo que não é geral, que não é igual, que não serve para explicar tudo, cada caso é um caso, cada realidade social é uma, com seu próprio modo de funcionamento. O mundo social é muito complexo, tão intrincado, as pessoas se relacionam e pensam de tantas formas diferentes, que é muito difícil construir isso que os positivistas queriam ao construir leis do progresso humano.

2. Explique o conceito de “tipo ideal”, de acordo com a formulação de Max Weber.

O tipo ideal é um esforço para simplificar na nossa cabeça o mundo lá fora que é atravessado por um monte de coisa, pois não conseguimos dar conta de tudo, temos limitações cognitivas, como seres humanos nós nunca vamos conseguir dar conta dessa infinitude, então o tipo ideal funciona como uma caixa onde colocamos determinadas coisas e tentamos simplificar o real para conseguir compreender o todo.

3. Explique, de maneira sintética, os tipos de ação social definidos por Weber e cite um exemplo de ação humana para cada tipo.

De acordo com Weber, tudo o que fazemos pode ser encaixado em um dos quatro modelos a seguir de ação social a seguir:

Ação racional com relação a fins: é a ação planejada friamente com base nos ganhos que se pode obter no mundo, com base em um planejamento objetivo para obter algum tipo de maximização de ganhos, seja de prestígio, de dinheiro, de trabalho, sejam os mais diversos métodos e formas para racionalizar os procedimentos e para agir de uma maneira organizada e planejada para alcançar determinados objetivos, como por exemplo, tornar os processos de trabalho mais eficientes, mais eficazes.

Racional com relação a valores: tem a ver com planejamento, mas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com