TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões fundamentais do planejamento estratégico empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Questões fundamentais do planejamento estratégico empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 10

Planejamento Estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões; e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

1. RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO

Refere-se à definição, na situação atual, sobre as atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico Empresarial para o período de 5 anos no futuro. Adota como premissa o meu negócio, a missão e a minha visão estratégica para o futuro da empresa. Também são identificados os pontos fortes e fracos, segundo a percepção da equipe de gestores e colaboradores da empresa. Foram realizadas análises de tendências macro-ambientais e, os possíveis impactos, bem como as oportunidades e ameaças que possam se apresentar. Também foram identificados os valores que nortearão as ações da organização e o meu papel na sociedade, para o período deste planejamento estratégico.

Com base nestas informações pretende-se demonstrar a constituição de um mapa estratégico e identificar as estratégias que se deve empreender para possibilitar a realização do negócio, da missão e dos objetivos estratégicos da organização empresarial.

2. O PROCESSO DO PLANEJAMENTO

O processo de planejamento tem como finalidade a formulação das estratégias para o desenvolvimento empresarial. Essas estratégias, consideradas planejadas ou pretendidas, são formuladas tendo como base, as informações e percepções a respeito dos ambientes externo e interno onde atua ou venha a atuar a organização empresarial.

3. QUESTÕES FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

O planejamento estratégico tem como objetivos a maximização do resultado das ações da organização empresarial e, tem como funções: criar e estabelecer objetivos para a organização como um todo e desdobrados pelas equipes; definir linhas de ação; executar e acompanhar os planos de ação; delinear recursos necessários para se atingir os objetivos estabelecidos; favorecer a implementação de mudanças nos diferentes subsistemas e como um todo.

As questões fundamentais iniciais do planejamento estratégico, geralmente propõem identificar: Onde estamos? Onde queremos ir? Como iremos lá? Como estamos indo? Os campos abaixo são preenchidos com a devida propriedade que a percepção inicial ao processo de planejamento requer, de forma sucinta e sem muitos detalhes, com objetividade.

4. ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

4.1 DEFININDO DO NEGÓCIO, MISSÃO, VISÃO E VALORES.

Definida como base do Planejamento, a Missão insere na conjuntura sócio-econômica. É a razão de ser de uma organização.

A missão exerce um papel determinante na cultura, permitindo o acompanhamento das mudanças ambientais e uma precisa definição de estratégias. É composta pelo negócio e o atendimento de alguma necessidade do meio em que a empresa está inserida chamada de ambiente. Na missão também é possível delimitar o campo de atuação. A definição do negócio pode ser expressa de forma restrita ou ampla, podendo ser considerado como o ramo de atividade ou a finalidade da organização.

O planejamento estratégico poderá rever ou definir o negócio ou atividade. O negócio pode ser definido a partir da especificação dos serviços ou produtos. Uma vez conhecidos os produtos e ou serviços que a empresa oferece, pode-se definir o negócio a partir dos seus benefícios proporcionados. Os benefícios mencionados são relacionados aos produtos e serviços oferecidos.

SINTETIZANDO, A MISSÃO É: (a missão deverá incluir o negócio de tal forma que contenha também as respostas às questões formuladas acima). Para escrever a missão, considere necessariamente as respostas às questões acima formuladas. Escreva e reescreva até que o texto se torne efetivamente a expressão da finalidade da organização de forma que seja uma âncora, um ícone, uma referência motivadora para todos os membros que fazem a empresa. Exemplo: “Desenvolver, produzir e comercializar produtos (pode especificar o produto) e serviços para a comunidade agrícola, a fim de satisfazer e atender as necessidades e expectativas dos usuários e clientes, com a adoção de tecnologia adequada e qualidade superior, no âmbito nacional e internacional”.

O tempo presente é o único sobre o qual se tem acesso direto e, a depender do entusiasmo e da determinação que nele se insere, pode-se construir futuras e acolhedoras realidades. Uma organização, por intermédio dos seus gestores e colaboradores pode atingir objetivo favorável quando acreditam em um ideal. A visão permite o registro e a disseminação daquilo que se acredita, independente do significado litúrgico, podem remover obstáculos, estabelecer desafios.

A VISÃO é a direção que uma organização pretende seguir, suas pretensões, a situação desejada para o futuro. Pode ser definida como um macro-objetivo, não quantificável, de longo prazo. Onde e como a empresa espera estar no futuro, identificando limites que vislumbra num período de longo prazo. Enfim, é como a empresa/organização quer ser vista e reconhecida em futuro considerado. Com esse entendimento, pode-se definir como um alvo claro que será perseguido e, se fará acontecer; que deve expressar uma forma de enxergar o futuro como algo desafiador, que não seja apenas um sonho, mas aquilo colocado como possibilidades concretas, diante do ambiente onde se convive ou ambiente o qual poderá proporcionar posição melhor que a situação atual. Exemplos: (1) “Ser reconhecida como a empresa que melhor atende a comunidade agrícola no sul do Brasil, no nosso ramo de negócios, com os produtos e serviços oferecidos”. (2) “Até 2012 ter a maior fatia de mercado do nosso ramo de negócio na região sul do Brasil”.

OS VALORES podem ser diversos, tais como: ética, transparência, responsabilidade, atuar de forma compartilhada e integrada, entre outros. Estes são apenas alguns quesitos. Deve-se fazer um exame dos valores da organização. Para melhor elucidar os valores, faz-se importante pesquisar quais são os valores que são reconhecidos como fundamentais para a realização do negócio, da missão e dos objetivos traçados.

A FILOSOFIA: são as crenças que as pessoas têm, pessoas estas que são guiadas por estas filosofias, determinando a forma de pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com