TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento da ação empresarial

Seminário: Planejamento da ação empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Seminário  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Planejamento da ação empresarial

O que é planejamento?

Segundo Silva (2003.p.30)

“Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve trazer e quais metas devem ser atingidas”.

De acordo com Fayol (2007.p-220) descreveu como planejamento uma auditoria estratégica rudimentar, que avalia as capacidades e as forças existentes, e sonda o ambiente para atingir pendências futuras.

O planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em grupo de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro. Essas ações devem ser identificadas para assim ser realizadas de forma adequadas, onde devem ser considerados aspectos como prazo, custos, qualidade, segurança entre outros. Um planejamento bem realizado oferece várias vantagens a equipe.

O planejamento é a constante busca por um ponto único e inovador. Planejar é usar a intuição e criatividade, para transformar informação em idéia.

Enfim, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Temos três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico, Tático e operacional.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é realizado no nível institucional da empresa, ou seja, no ponto mais alto da hierarquia. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados para tarefa primária, que é o de se relacionar com o mercado e com isso se deparar com incertezas geradas por elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente tarefa da empresa e do ambiente geral.

Para o planejamento estratégico é necessário haver uma boa intuição pois é projetado a longo prazo onde não tem dados ou informações sobre ele.

O planejamento estratégico não é a soma do planejamento tático e operacional, é um conjunto de decisões que afetam ou devem afetar a empresa por longos períodos.

Planejamento Tático

O planejamento tático refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível operacional de departamentos de negócio da empresa. Este planejamento é elaborado por gerentes ou executivos, tendo como base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. O planejamento é um processo de continuo e permanente onde não se esgota, é voltado para o futuro. O planejamento é sistêmico pois considera a empresa como um todo, devendo ser flexível para assim aceitar correções, modificações e alterações, permitindo a coordenação de várias atividades no sentido da realização dos objetivos.

Planejamento Operacional

Este planejamento preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, referem-se as tarefas realizadas no dia-a-dia no nível operacional focalizando a otimização dos resultados. Por meio deste planejamento os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional.

O planejamento operacional se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com