TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: ***LINHA DE DISCUSSÃO DA DISCIPLINA CIÊNCIAS SOCIAS - SEI E SEPI ***

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

 

 

                                                  Araraquara-SP

                                           2014

 

O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem cientifica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes das Administração Cientifica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta: Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?

O crescimento acelerado e desorganizado das empresa na Revolução Industrial gerou consequências e transformações na administração e na vida em geral da sociedade, os pobres operários tiveram de além de se locomoverem para regiões urbanas, em busca de emprego, também mudarem suas maneiras de pensar e agir diante da sociedade e do seu emprego, tudo isso aconteceu devido também a substituição de algumas técnicas e teorias.

Anterior a Revolução Industrial os operários viviam da subsistência, isto é, trabalhavam em troca de alimento e moradia. Com o surgimento das maquinas e industrias os grandes proprietários de terras passaram a investir suas propriedades em produção de matéria-prima para as indústrias, com isso a grande maioria dos operários tiveram de se locomoverem para os grandes centros urbanos em busca de emprego. O êxodo rural provocou e provoca até hoje problemas na sociedade, como as precárias condições de moradia, saúde e entre outros.

Antes da Administração Cientifica e da Teoria Clássica as indústrias trabalhavam em busca da maior produção e lucro, com isso as condições que os funcionários trabalhavam eram precárias, cumpriam carga horários extensas, de até 16 horas, as indústrias possuíam estruturas ruins, sem ventilação, crianças e mulheres também eram obrigadas a trabalharem nessas situações, além de tudo recebiam um salário defasado. Portanto nesse período o olhar era somente para a produção e lucro, os direitos humanos não eram visados em momento algum.

O empirismo é uma Teoria criada por Locker, a qual acreditava que nascemos como um quadro em branco e que com as experiências vividas criamos nossa personalidade e o jeito de agir e pensar. Essa Teoria foi imposta no início da Revolução Industrial, contudo ela se contrapunha a ideia da metafisica, que existiu na época em que o poder estava nas mãos da igreja, a qual explica tudo através de mitos e lendas. Com o desenvolvimento industrial foi necessário a transformação na maneira de agir e pensar, com isso surgiu a Ciência, a qual explica tudo através de experimentos comprovados e estudos. Portanto, sai a racionalidade empirista e entra a metodologia cientifica, a qual apresenta resultados práticos.

Os artesões não possuíam um sistema planejado de produção, por esse motivo eles utilizavam da improvisação para sanar suas necessidades, isto é, se eles precisassem confeccionar um armário e não sabiam exatamente como faze-lo e que material usar, eles tentavam de diversas maneiras até chegar a um resultado satisfatório, esse processo demorava tempo indeterminado, e com o surgimento das industrias e maquinas, necessitou-se do Planejamento de métodos para conseguir uma produção maior e em tempo menor, com isso se fez a divisão do trabalho e outros que contribuíram para o desenvolvimento industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com