TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESTRUTURAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS JURÍDICO E DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Campo Grande - MS

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Fábio Henrique de Oliveira Lopes - RA: 1299145752  

Marcel Fernando Narcizo – RA: 7170404266

Desafio Profissional III

Campo Grande - MS

2018


[pic 3]

Fábio Henrique de Oliveira Lopes - RA: 1299145752

Marcel Fernando Narcizo – RA: 7170404266

Desafio Profissional III

Desafio Profissional aplicado em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Técnicas em Administração de Pessoal, Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Tutor EaD: Helena Berlotti

Tutor de Sala: Sirlene Cristina Dias

Campo Grande - MS

2018


[pic 4]

Sumário[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DIAGNOSTICO DA EMPRESA        5

3 REESTRUTURAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS JURIDICO E DE RECURSOS HUMANOS        7

4 IDEIAS APONTADAS PARA OS PROBLEMAS APRESENTADOS        9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO

A empresa Catlog LTDA, especializada em transportes, que já foi renomada. Porém seu sócio proprietário, Everson Santoro, já não sabe mais o que fazer, muitos clientes deixando a empresa pelo fato de não ter o atendimento que tinha antes, de qualidade e serviços sendo feito com agilidade. Com todos esses problemas, senhor Santoro, resolveu contratar um auxiliar, porém ele correspondeu suas expectativas, fazendo a rescisão deste funcionário e contratando outro para poder substitui-lo, sem fazer nenhum tipo de recrutamento ou seleção.

                Resultado, mais de vinte funcionários foram contratados e demitidos por não corresponder as necessidades do senhor Everson. Com a empresa perdendo muitos recursos e clientes, ele não vê outra alternativa, contratou uma empresa especializada, mas parte de recursos humanos para poder solucionar os problemas da Catlog LTDA.

                

        

  1. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

                Após feita uma análise detalhada e com muita cautela, foram encontrados erros em alguns departamentos da empresa de transportes Catlog LTDA, tendo como sócio proprietário senhor Everson Santoro. Vamos detalhar cada erro em seus respectivos departamentos:

                Percebemos que na parte de administração de pessoal, existem algumas coisas a serem ajustadas, verificamos muitas rescisões sendo feitas consecutivamente, como se a demissão do funcionário fosse a única solução para os problemas dessa parte, mas esse erro começa no recrutamento que também iremos mencionar. Outro detalhe que foi colocado em questão é: por que os salários e férias dos funcionários estão em atraso? Isso é algo que também causa muito prejuízo na empresa, multa por atraso de salário e multas por atraso de férias, precisamos ajustar esse detalhe que pode estar relacionado na falta de organização e na falta de recursos para ser feito o pagamento de salários dos funcionários. Verificamos que não existe benefícios par aos funcionários da empresa, isso é algo que pode motivar o funcionário a “vestir a camisa” da empresa cada vez mais.

                Detalhes importantes que também foram deixados para trás foi a saúde e segurança dos funcionários. Fizemos uma pesquisa com alguns funcionários e fizemos algumas perguntas, a primeira foi: como está o serviço de CIPA e SESMT? Alguns funcionários disseram que nunca foi apresentado esse projeto a eles, e outros disseram que nunca ouviram falar sobre isso. Também observamos alguns relatórios e o PPRA e PCMSO foi realizado a alguns anos atrás, está totalmente desatualizado, precisando ser revisado por um profissional qualificado. E também conversamos com alguns funcionários e não tem sido feita a distribuição de EPI´s, colocando os funcionários sob um perigo constante.

                Recrutamento e seleção, essa é uma parte que vamos ter que dar uma atenção um pouco rigorosa, pelo fato de ser algo que está muito desorganizado. Não existe um plano de recrutamento e seleção, as contratações são feitas através de currículos, apenas currículos, sem nenhum tipo de triagem ou por indicações de pessoas sem as qualificações necessárias. E feito isso, quando a pessoa não desenvolve em um determinado departamento, é feito sua demissão, sem dar a oportunidade em outro departamento. E com o custo de rescisão e FGTS, acontece o citado acima, falta de recursos para ser efetuado o pagamento de salário e sem recursos para proporcionar benefícios, claro que esse não é o único problema pela falta de entrada de receitas, com vários clientes deixando a empresa também é um fator a ser muito considerado. Existe o problema de divulgação de vagas ser feita de maneira desnecessária, e de maneira totalmente sem criatividade. Pedindo para funcionários dizer que a empresa está contratando, apenas este meio não é o suficiente, além de não ter um bom retorno, as pessoas indicam candidatos de seu vínculo. Contratar apenas pelo curriculum é um perigo, pelo fato que o candidato pode colocar informações falsas, apenas para poder conseguir a vaga na empresa.

                A com o departamento jurídico foi analisado alguns processos trabalhistas da empresa, e vimos que na parte sindical também existem algumas divergências. A empresa foi processada por funcionários fazendo mais horas do que é permitido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Processos que com certeza a empresa teve que desembolsar valores relevantes com a indenização do funcionário que entrou com o processo, e com os honorários do advogado, mostrando a necessidade de ter um departamento jurídico na empresa. Juntamente com as horas em excesso, foi encontrado funcionários com o salário abaixo do piso salarial, estipulado pelo sindicato. Fazendo essas analises, um funcionário nos procurou e perguntou se é normal o trabalho sem registrar na CTPS, ao vermos essa situação, colocamos imediatamente esse problema para ser regularizado na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (486.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com