TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A empresa possui um departamento de recursos humanos?

Seminário: A empresa possui um departamento de recursos humanos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

- Existe um setor de Recursos Humanos na empresa? Caso não haja, identificar qual/quais profissionais são os responsáveis pelas funções de RH? Relate a experiência e formação que cada um tem na área de RH.

Sim, inclusive o Departamento De Pessoal. Todos profissionais qualificados, com formação equivalente ao grau de responsabilidade da função desempenhada.

Como nas organizações de médio e grande porte, a Axon Transportes possui seu próprio departamento de pessoal, muito bem estruturado e divido, desempenhando suas funções da melhor forma possível. Contudo se depara com uma grande dificuldade. Devido ao seu ramo de atuação, o transporte, existe uma grande rotatividade de funcionários, principalmente na área operacional, com seus motoristas, que no momento é um profissional muito disputado no mercado de trabalho, atrelado com o fato de que o mesmo sempre busca a sua autonomia profissional. Fato esse que eleva o volume de trabalho ao setor nas suas atividades.

- A empresa possui descrição de cargos? Caso positivo, descreva como a empresa realiza esta atividade. Caso negativo, verificar como a empresa delimita as funções de cada cargo e comunica aos colaboradores.

Sim, a psicóloga da empresa se reúne com cada gestor dos setores para elaborar cada descrição de cargos.

Ao analisar a organização em seu todos, é possível identificar que a grande maioria de seus colaboradores estão localizados no nível operacional, o que represente cerca de 80% dos mesmos. O que limita a diferenciação de cargos nas demais áreas, pois não necessitam de profissionais técnicos, engenheiros de diversas áreas como ocorrem em indústrias por exemplo. Mas isso não impede que a organização desenvolva o descritivo de cargos, o que inclui os próprios gestores, caracterizando as principais funções desempenhadas ali na sua rotina interna, o que facilita o tão constante recrutamento e seleção existente.

- Como é feito o processo de recrutamento? Existe algum critério para a determinação do tipo de recrutamento, ou seja, interno ou externo? Quais métodos são utilizados para o recrutamento interno e para o recrutamento externo?

Somente externo, através da psicóloga que divulga os currículos e recebe para o processo de seleção. Para as vagas operacionais como motoristas o processo é realizado através de indicações e coletando currículos pessoalmente na empresa.

O fato de a empresa possuir um grande nível de rotatividade de seus colaboradores, o recrutamento externo é adotado por ela, sendo de forma simples e direta, pois é mais rápido o que proporciona a repor rapidamente a sua carência de profissional gerada constantemente. Mas isso tem um ponto negativo, limita o crescimento interno de seus colaboradores, o que desmotiva a permanência ali, contribuindo para o aumento dessa rotatividade.

- A empresa utiliza o recrutamento on-line? Caso positivo, quais vantagens o profissional de recrutamento identifica nesta prática? Caso negativo indique se esta prática é ou não aplicável ao tipo de negócio das empresas pesquisadas e descreva as vantagens ou desvantagens que poderiam ter ao adotar este método de recrutamento.

Não Possui.

O recrutamento on line não é indicado à organização, pois é um processo mais complexo do que o tradicional, e o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com