TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA A EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE GLP

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ACADÊMICOS:

FRANCISCO EVERARDO DE SOUSA LIMA – RA: 9929030126

LIVIANE XAVIER DOS SANTOS – RA: 2851212672

AMANDA FEITOSA RAMOS – RA: 2848230540

CLEANNE FURTADO DA SILVA – RA: 2803873915

IESLE RENÊ XAVIER DA PENHA – RA: 1918125269

DESAFIO PROFISSIONAL

RELATÓRIO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA A EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE GLP

8° SEMESTRE

ITAPIPOCA - CE

2018

FRANCISCO EVERARDO DE SOUSA LIMA – RA: 9929030126

LIVIANE XAVIER DOS SANTOS – RA: 2851212672

AMANDA FEITOSA RAMOS – RA: 2848230540

CLEANNE FURTADO DA SILVA – RA: 2803873915

IESLE RENÊ XAVIER DA PENHA – RA: 1918125269

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 4]

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Administração de: Administração de Materiais e Logística; Estratégia E Dinâmica Competitiva; Gestão da Qualidade; Jogos de Empresas; Pesquisa Operacional; Língua Brasileira De Sinais (Libras) e Inclusão.

Tutor (a) à distância: André Camargo

ITAPIPOCA - CE[pic 5]

2018

SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        4

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E METODOLOGIA SEIS SIGMA        4

1.1. Administração de materiais        4

1.2. Metodologia Seis Sigma        5

2. FORÇAS COMPETITIVAS        6

3. PROGRAMAÇÃO LINEAR        8

4. ESTRATÉGIA DE MARKETING        9

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

                                                                        

        


INTRODUÇÃO

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é um combustível muito eficiente para residências ou para os negócios. O presente trabalho diz respeito a um “Relatório de Consultoria Organizacional para a Empresa de Distribuição de GLP”.

É um relatório de consultoria organizacional para a empresa Cia. Do Gás S/A, sugerindo ações estratégicas, além de materiais diversos, como um material para análise mercadológica e ações de responsabilidade social.

A Companhia do Gás S/A é uma empresa de distribuição de GLP, atua há 60 anos no mercado brasileiro. Foi criada por um imigrante alemão que viu no botijão de gás, a possibilidade de potencializar não só a cozinha familiar, como as indústrias do país, que até então utilizavam apenas lenha como combustível.

No que se refere a eficiência, o GLP sobressai aos outros tipos de combustíveis. Para tanto uma empresa não obtém sucesso no mercado apenas pela aceitabilidade de seu produto ou serviço. A dinâmica organizacional, administração, uma boa estratégia e conhecimento do mercado são alguns dos pilares que fazem uma empresa tornar-se competitiva num mundo globalizado.  

Fatores internos também precisam ser levados em conta. Ações de responsabilidade social, estimulo ao pensamento crítico e holístico na gestão em um setor peculiar são indispensáveis.

O relatório visa traçar estratégias de resolução para problemas advindos de fatores externos como logísticas de entrega, bem como outras fraquezas e desafios de uma grande empresa.

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E METODOLOGIA SEIS SIGMA

1.1. Administração de materiais

A administração de materiais e logística de uma empresa faz referência a toda o organograma empresarial que garante o bom funcionamento de todos os seguimentos interligados. Os recursos materiais, patrimoniais, capitais, humanos e tecnológicos compõem o quadro administrativo organizacional de uma empresa.

Dessa forma, administrar materiais é ter os produtos necessários, na quantidade, local e tempo certos, à disposição dos órgãos de produção da empresa. O controle do estoque de uma companhia, o que engloba uma sequência de operações, que vão desde a identificação do fornecedor até armazenagem e transporte. Isso inclui ainda o monitoramento de matérias-primas para que a previsão de gastos seja cumprida sem falta ou excesso.

Outra preocupação é quanto ao armazenamento das matérias-primas, pois devem ter suas características respeitadas para que se obtenha melhor rendimento, desempenho e maior qualidade das mesmas. Portanto, elas precisam estar acondicionadas em lugares de fácil acesso e perto de onde serão utilizadas para facilitar e agilizar seu manuseio e movimentação.

1.2. Metodologia Seis Sigma

É uma estratégia gerencial, onde você define como vai ser sua rotina e como você vai desenvolver um trabalho de melhoria nos seus processos, na sua empresa. Essa filosofia propõe o trabalho por meio do método DMAIC, que é bem semelhante ao PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo.

Esse método é dividido em 5 etapas e define o que se espera do projeto. Medição: obtenção de dados sobre o processo. Análise: identificar as causas raiz do problema. Melhoria (Improve): propor uma solução para cada causa raiz. Controle: monitorar os resultados alcançados.

O DMAIC é uma estratégia de qualidade baseada em dados usada para melhorar os processos. É parte integrante de uma iniciativa Seis Sigma, mas em geral pode ser implementada como um procedimento de melhoria de qualidade independente ou como parte de outras iniciativas de melhoria de processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (187.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com