TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional Empresa

Artigos Científicos: Diagnostico Organizacional Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Trabalho realizado sobre a economia, globalização, metodologia e estatísticas que regem as formas de comércio nacional e internacional em todos os ramos de atuação.

DESENVOLVIMENTO

Questão 1

“A inflação. é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo”.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerada uma prévia da inflação oficial usada nas metas do governo, acelerou para 0,16% em agosto, após subir 0,07% em julho, de acordo com divulgação desta quarta-feira (21) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando os últimos 12 meses, o índice foi para 6,15%, abaixo dos 6,40% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores e mantendo-se dentro da meta de inflação do governo, de 6,5%.

A taxa acumulada em 12 meses é a menor desde janeiro deste ano, quando ficou em 6,02%.

No acumulado do ano até agosto, a prévia da inflação subiu para 3,69%, acima da taxa de 3,32% relativa a igual período de 2012.

Em agosto de 2012, a taxa havia ficado em 0,39%.

Com sabemos a inflação é o maior inimigo de todas as áreas e classes sociais, pois todo e qualquer ramo de atividade será influenciada direta ou indiretamente por ela.

“Taxa de juros. Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo”.

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a subir no mês de julho. É a terceira alta no ano, conforme pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). "É a terceira vez que acontece neste ano e (a alta) pode ser atribuída à última elevação da taxa de juros básica promovida pelo Banco Central", disse em nota o diretor executivo de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em referência à recente alta da Selic, de 8% para 8,5% ao ano.

A taxa de juros média geral para pessoa física passou para 5,48% ao mês em julho ante 5,45% em junho, chegando a 89,69% ao ano. De acordo com a Anefac, esta é a maior taxa de juros desde novembro do ano passado.

Toda e qualquer compra, transação financeira, entre outros vem atrelada a cobrança de juros, resumindo, tudo que é comprado e ou negociado tem juros embutido no custo final.

“Taxa de câmbio. A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país”.

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que a atual taxa de câmbio, ao redor de R$ 1,80, reflete as ações do governo recentemente e também a situação internacional. "Eu acho que ela diminui a perda de competitividade que a indústria brasileira vinha tendo, mas ela é uma taxa apreciada. Agora, o governo toma medidas para evitar uma apreciação adicional", disse o secretário durante intervalo do Seminário Crescimento com Estabilidade - Novo Desenvolvimentismo no Brasil, que ocorreu na Escola de Economia de São Paulo (EESP) da FGV.

De acordo com o secretário, o governo não tem uma meta para a taxa de câmbio, mas ponderou que "neste momento, achamos que, principalmente devido ao contexto internacional e à concorrência internacional, uma apreciação adicional do real teria mais efeitos negativos do que positivos na economia brasileira". Barbosa evitou comentar sobre a necessidade de novas medidas no câmbio. Limitou-se apenas a dizer que: "Medidas cambiais nós já tomamos algumas e nós analisamos a situação constantemente para ver se medidas adicionais são necessárias. Nós não comentamos sobre isso."

Para Empresas e comunidade em geral que fazem turismo, compras e ou vendas fora do Brasil tem que fazer a conversão para o valor do dia, se for viagem, ir até uma casa de câmbio e trocar nosso Real pela moeda do destino.

Questão 2

a. Medidas Descritivas:

Ramo que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.

I. Medidas de Tendência Central:

São utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores, são classificadas em três categorias, média aritmética, moda e mediana.

II. Medidas de Dispersão:

Num conjunto de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos não são muito diferentes com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, isso indica diferenças entre os indivíduos. Quanto maior a dispersão, maior a diferença. Nas pesquisas estatísticas, são fundamentais a compreensão e quantificação dessa dispersão, se todos os indivíduos de uma população forem iguais com relação a determinada característica, basta um único indivíduo para representar essa população!,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com