TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ENTREVISTA APLICADA À EMPRESA “AGILIZA CONSÓRCIOS” LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORESTA

Por:   •  10/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE

FACULDADE ADVENTISTA PARANAENSE

DEYVERSON RUY NOGUEIRA DA CRUZ

HETIELE VIEIRA BARRETOS

SILAS MENDES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ENTREVISTA APLICADA À EMPRESA “AGILIZA CONSÓRCIOS” LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORESTA

NOVEMBRO/2017

IVATUBA-PR

INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE

FACULDADE ADVENTISTA PARANAENSE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: ENTREVISTA APLICADA À EMPRESA “AGILIZA CRÉDITO” LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORESTA

[pic 1]

        

NOVEMBRO/2017

IVATUBA-PR

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

2.  ANÁLISE ORGANIZACIONAL        6

2.1 A Organização        6

2.2.1 Aspectos Estratégicos        6

2.2.2 Aspecto Pessoal        6

2.2.3 Aspecto Operacional        7

        7

2.2.4 Aspecto Mercadológico        7

2.2.5 Aspecto Econômico-financeiro        8

3. PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO        9

3.1 Identificação da problemática (aspectos adicionais)        9

3.2 Proposta de solução da problemática        9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

5.  ANEXOS        12

INTRODUÇÃO

O relatório aplicado a empresa Agiliza Consórcio, na cidade de Floresta, levantou informações sobre os seguintes aspectos: Identificação do proprietário; Identificação da empresa; Aspectos estratégicos; Aspecto pessoal; Aspecto operacional; Aspecto mercadológico; Aspecto econômico-financeiro e Aspectos adicionais.

A empresa Negócios Agiliza, localiza-se na Rua Santo Antônio, nº 59, centro de Floresta - PR, Tendo como razão social, Comercial JS. É uma empresa de pequeno porte - EPP, com média de faturamento de R$ 360 mil a R$ 360 milhões por ano. O trabalho oferecido pela empresa é na área comercial e de serviços, mais especificamente em serviços bancários e financiamentos. Esta empresa tem o seu foco na atividade de financiamento habitacional, não constituindo uma empresa familiar.

Realizamos a entrevista à empresa acima mencionada no dia 30 de outubro de 2017. Nos deslocamos para a cidade de Floresta-PR, iniciando a entrevista as 14h30. Ao adentrar no local, fomos orientados a procurar o proprietário do estabelecimento cujo nome é Júlio. O mesmo não se encontrava, deixando o corretor do estabelecimento responsável por nos atender até que ele chegasse. Fomos recepcionados pelo Corretor, cujo nome é Tiago Santana e assim iniciamos a entrevista diretamente com ele. Logo depois, chegou a esposa do Sr. Júlio, dona Sandra que também é proprietária da empresa. Ela, juntamente com o Tiago participou ativamente da entrevista conosco, fornecendo todos as informações necessárias. Até o presente momento, realizamos apenas uma visita, tendo duração de 1h. A entrevista realizada foi por perguntas e respostas.

Além desta introdução, este relatório está divido em 3 partes. A análise organizacional, busca descrever a empresa como um todo. Como é o seu funcionamento, estratégias, visão e valores e outros. A identificação e implementação de melhorias também é outro fator muito considerado na hora da entrevista, pois busca descrever a perspectiva dos proprietários quanto ao crescimento e desenvolvimento da organização e como isto está sendo colocado em prática. Nas considerações finais é feito um sobre toda a entrevista que realizamos


2.  ANÁLISE ORGANIZACIONAL

2.1 A Organização

A empresa está há 2 anos no mercado como negócio de créditos e financiamentos. Seu Júlio e dona Sandra tinham uma loja de tintas há cerca de 17 anos. Percebendo a oportunidade de negócio na região, resolveram vender a loja de tintas e investir na Negócios Agiliza, fazendo então assim a alteração de contrato, permanecendo com o mesmo CNPJ.

A empresa não tem claramente estabelecido a sua missão, visão e valores. Mas possuem em mente aonde querem chegar. Como há poucas pessoas que trabalham na organização, sendo também uma empresa familiar, o organograma não é especificamente estabelecido.

2.2 ÁREAS DA EMPRESA

2.2.1 Aspectos Estratégicos

A empresa tem por objetivo crescer nas vendas de seus produtos através de mais propagandas e divulgações, oferecendo seu produto para todas as classes sociais. Possuem como meta atual, alcançar pelo menos 4 financiamentos de casas por mês, devido à crise financeira pela qual estão passando, a maior preocupação deles no momento é manter-se no mercado.

2.2.2 Aspecto Pessoal

A Negócios Agiliza no recrutamento de pessoas, utiliza o método simples de contratação, através da análise de currículos e indicação de conhecidos. Após a seleção é feito um treinamento para capacitação do funcionário. Esse treinamento é realizado pelo próprio banco da Caixa que repassa todas as informações e procedimento necessários referente ao serviço de créditos e financiamentos. O treinamento é realizado por meio de cursos a distância, assim como presenciais, realizados no próprio banco. Assim, o profissional entra totalmente preparado para a realização do trabalho.

Percebe-se que eles não trabalham com avaliação de desempenho pessoal. A hierarquia é composta pelo seu Júlio que é o gestor do negócio, juntamente com a sua esposa Sandra que também realiza as atividades de finalização para aprovação dos financiamentos. O Tiago que é o corretor da empresa, formado em administração e que também é responsável por toda a parte burocrática do negócio. Há também a Sandra, responsável pelo atendimento ao cliente, recepcionista e a oferta dos serviços.

2.2.3 Aspecto Operacional

A empresa trabalha com planos de empréstimos, aberturas de contas e financiamentos, tendo como foco o financiamento habitacional. Até o momento o carro chefe com o qual eles trabalham é o programa “Minha casa Minha vida”, oferecido pelo governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com