TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da ferramenta do Lean Manufacturing (DMAIC) aplicada no SESMT em uma empresa de manufatura eletroeletrônica na cidade de Manaus

Por:   •  23/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.817 Palavras (24 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 24

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – UNINORTE – Manaus,                                                                                                                                                              AM, Brasil, maio/2016.

A Influência da ferramenta do Lean Manufacturing (DMAIC) aplicada no SESMT em uma empresa de manufatura eletroeletrônica na cidade de Manaus

Marina Rodrigues  Luniere (UNINORTE) mariluniere@hotmail.com

Wagner Duarte Ferreira (UNINORTE) wgrferreira@hotmail.com

Orientador: André Ricardo Ghidini (UNINORTE) mandrericardo83@gmail.com

Resumo

O mercado globalizado atualmente é competitivo, e exige cada vez mais que as empresas e organizações possuam uma atuação pragmática que objetivem sua sobrevivência permanente no mesmo. Isso se dá através da competitividade que só se torna possível se seu produto ou serviço estiver ligado à qualidade. Essa pesquisa busca demonstrar através da metodologia denominada DMAIC que é uma das ramificações da Qualidade aplicada na ferramenta Seis Sigma, com a proposta de desenvolvimento de um programa sustentável de saúde e segurança para os funcionários de uma empresa de manufatura em componentes eletrônicos da cidade de Manaus, a fim de reduzir os acidentes. Os resultados foram obtidos por umas das ferramentas de Lean Manufacturing, onde o SESMT montou um projeto de melhoria para empresa que no período de 1(um) ano desenvolveu e  implantou um sistema de informações suficiente para as campanhas de segurança.

Palavras-chave: DMAIC; Seis Sigmas; Ferramentas da Qualidade; Ferramentas da Qualidade; melhoria continua.

Introdução

A preocupação com a saúde e a segurança no trabalho, é  identificada desde a pré-história, onde os homens procuravam proteção contra os animais ferozes e contra os fenômenos atmosféricos, abrigando-se nas cavernas. Com a descoberta do fogo e das armas abriu-se a primeira oportunidade para proteção, porém, aumentaram os riscos. Para alcançar as cavernas, situadas nas encostas dos morros, eram usadas escadas toscas e perigosas, lascas de madeira amarradas em troncos de árvores. Hoje, parecem inseguras, mas, para a época representavam um novo progresso em segurança.

No mundo atual as organizações necessitam cada vez mais de competitividade devido ao sistema de globalização. Como um de seus objetivos e a permanência no mercado, as mesmas estão descobrindo que seus resultados necessitam de um diferencial através da qualidade de seus produtos e serviços.

Tanto nas organizações públicas quanto privadas, a qualidade de bens e serviços é perseguida e serve como uma estratégia competitiva capaz de encantar os clientes, reduzir custos e tornar os processos mais eficientes.

Existem várias definições no que realmente é a Qualidade, pois vários autores ainda discutem diferentes pontos de vista quando se fala em processos e produtos, mas, para uma gama de autores qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido em um produto ou serviço, onde tenham o mesmo resultado. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionado com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.

De acordo com Juran (1988), a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabrica. Ele defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento; melhoria; e o controle de qualidade.

Para Deming (1990, p.18), qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Somente o cliente é capaz de definir a qualidade de um produto. O conceito de qualidade muda de significado na mesma proporção em que as necessidades dos clientes evoluem.

Paladini (2012), qualidade é aquela que prioriza as vontades e os anseios dos consumidores de forma a realizar seus sonhos.

Crosby (1988, p.327), A qualidade sintetiza-se em atendimento às especificações, ou seja, desenvolver o produto ou serviço conforme as exigências do consumidor.

A qualidade de bens e serviços nos dias atuais serve como diferencial atuando como atrativo nas organizações capaz, uma nova visão fora da caixa sendo capaz de  encantar os clientes, reduzir custos e tornar os processos mais eficientes, tanto nas empresas públicas quanto privadas.

É onde entra a Segurança do Trabalho, que vem ganhando espaço e demonstrando através de seus programas de desenvolvimento que possuem grande influência na sobrevivência das organizações. A empresa estudada é um exemplo disso, pois a incentiva seus colaboradores a construírem projetos que abordem a segurança e saúde do seu local de trabalho, assim como, dos colegas de outros postos, visando para organização o bem estar de todos.

Com a junção dessas ferramentas constata-se que o conceito de qualidade e segurança no trabalho evolui a cada década, uma vez que, no século passado, a ênfase da qualidade e da segurança significava apenas a capacidade de o produto estar de acordo com as especificações técnicas. E, nos últimos anos, observamos que esse conceito evoluiu até o reconhecimento da importância em satisfazer as necessidades não só dos clientes externos, mas também oscliente internos, os acionistas, os colaboradores, os fornecedores e os gerentes.

O objetivo deste trabalho é demonstrar que é possível diminuir os acidentes de trabalho, através da utilização de ferramentas existentes no sistema da qualidade, que junto com o SESMET pode agregar valor. Para esse projeto foi escolhido à metodologia (DMAIC) Define (Definir), Measure (Medir), Analyze (Analisar), Improve (Melhorar) e Control (Controlar) em uma empresa de manufatura eletroeletrônica situada no polo industrial de da cidade de Manaus. As ferramentas da qualidade utilizadas foram de grande  importância para visualizar melhor os problemas e direcionar os pontos de atenção.

Foram levantados junto ao ambulatório médico informações quanto ao número de afastamentos dos colaboradores, e em paralelo, houve o mapeamento do processo de fabricação juntamente com o mapeamento dos riscos ocupacionais. Ao término realizou-se a estratificação dos acidentes e doenças dos últimos três anos ( 2012/2013 e 2014) de forma semestral, classificados por tipo de acidente, processo e função. De posse desses dados, foi possível montar as propostas para minimizar a ocorrência dos acidentes de trabalho no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com