TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL PARA O PROJETO DE TCC

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  1.700 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

Curso de Administração

Michelle Diniz Martins Xavier

Estágio Supervisionado em Administração GST 0231

DOCUMENTAÇÕES, RELATÓRIOS E FORMULÁRIOS PARA ENTREGA NA AV1


[pic 3]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL PARA O PROJETO DE TCC

  SEMESTRE: 01/2016

Aluno (a): Michelle Diniz Martins Xavier        Matrícula: 201502425173

Endereço: Av. Brasil Nº 44.878 bl. V apt. 201, Campo Grande - RJ

Telefone: (21) 3427-5314

E-mail: michelle_dinizmartins@hotmail.com

Organização: Voluntárias Cisne Branco- Seccional Manaus- AM

Endereço: Rua Guarda-Marinha Jansen, nº88, Vila Buriti – Distrito Industrial.

Telefone: (92) 3618-1563

E-mail: sec.cae@9dn.mar.mil.br

1ª PARTE

1        APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 

 Voluntárias Cisne Branco- Seccional Manaus- AM é um segmento do Abrigo do Marinheiro, organização civil sem fins lucrativos, que conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários para promover projetos e ações sociais de apoio à Família Naval e tem o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha, por meio de atividades sociais complementares àquelas já realizadas pela MB.

 Missão: Promover melhoria da qualidade de vida da Família Naval por meio de iniciativas de caráter assistencial, sócio- cultural, esportivo, recreativo e ambiental, sempre despertando o amor à Marinha e às tradições navais.

 Visão: Ser a principal referencia de oferta de produtos e serviços de qualidade no atendimento às necessidades e desejos da família naval.

Objetivo: Desenvolver projetos voltados especificamente para ampliação da renda familiar e apoio educacional dos dependentes dos militares.

2        PROCESSO DE TRABALHO

Função exercida: Auxiliar de Coordenação Geral

Descrição do processo de trabalho e atividades desempenhadas:

  • Auxiliei a Coordenação Geral no planejamento, organização e controle dos projetos inseridos da instituição;
  • Era responsável pelo departamento de comunicação.

Apresentação do mapeamento das atividades desenvolvidas:

Participava das reuniões realizadas pela coordenação contribuindo com ideias para implementação de projetos, depois de definido o projeto e seu objetivo, auxiliava na organização do projeto captando recursos financeiros (doações e parcerias); elaborava fichas de inscrição e escala para atendimento ao público além de acompanhar todo o andamento do projeto.

Elaborava os informativos (internos e externo) divulgando as atividades oferecidas através da Fan-Page, e-mail, Folders (distribuídos nas residências e fixados nos quadros de aviso) e Wathsapp para manter as voluntárias informadas através de mensagens em tempo real.

Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade: 

De 26/04/2012 a 12/2014.

3        CORRELAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO

Missão da organização: Promover melhoria da qualidade de vida da Família Naval por meio de iniciativas de caráter assistencial, sócio- cultural, esportivo, recreativo e ambiental, sempre despertando o amor à Marinha e às tradições navais.

Nas reuniões em que participei pude contribuir junto a Coordenação Geral com as seguintes ideias para o alcance da missão:

- Criação do Departamento de Comunicação VCB - o qual fui nomeada responsável por ter experiência na área de informática, para divulgar o trabalho voluntariado realizado pelas Voluntárias Cisne Branco- Seccional Manaus e atualizar todas as atividades locais oferecidas por elas.

Para isso, criei canais de comunicação como: E-mail, Fanpage, Agenda Mensal de Atividades, Informativos (Internos e Externos) e Grupo no Wathsapp para manter as participantes do voluntariado informadas em tempo real. Estes canais facilitaram a divulgação de todas as atividades oferecidas e atraíram pessoas que se inscreveram como voluntariado.  

- Colaborei no desenvolvimento do Projeto Oficina de Arte, onde pessoas puderam aprender através do artesanato formas de ampliar sua renda mensal. E todos os encontros contribuíram para a socialização das participantes.

4        ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGENS DECORRENTES

Tipos de treinamentos e orientações:

Ao fazer parte das Voluntárias Cisne Branco Seccional Manaus, participei de uma palestra na qual me foi apresentada a organização, sua hierarquia e todos os projetos e seus objetivos.

Não houve nenhum tipo de treinamento por parte da organização, pelo contrário, exerci as atividades de acordo com minhas experiências tanto profissionais quanto acadêmicas.

5        RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

Para realizar as atividades foram utilizados os seguintes recursos: a internet, computador, impressora e principalmente o pacote Office onde eram criados as artes e os informativos.

6         RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO

Minha atividade não existia uma meta, no entanto, percebia que existia uma expectativa por parte da Coordenação Geral de como cada atividade era divulgada nos canais de comunicação, ou seja, se as informações eram passadas de forma correta e sucinta para que não houvessem ruído de comunicação.

7        RESULTADOS ALCANÇADOS

No período da minha atividade pude perceber o retorno através das quantidades de inscritos em cada atividade e projetos e a procura sobre informações a respeito dos projetos oferecidos foram crescendo ao decorrer dos anos.

Pessoas que antes não sabiam que haviam projetos sociais oferecidos pelas Voluntárias Cisne Branco, puderam através da divulgação se beneficiarem de todas as atividades e projetos oferecidos.

Devido à procura e o crescimento, as Voluntárias aumentarem sua estrutura física para melhor atender a Família Naval.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com