TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Direito Empresarial

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3]

Tutores EAD:

Profº Gláucia .......

Anhanguera Educacional

Acadêmicos:

Sidiclei  Santos  RA ........

Anhanguera Educacional

                2014


[pic 4]

 

            Universidade Anhanguera / Taubaté – Unidade 1

DESAFIO PROFISSIONAL
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos


Disciplinas Norteadoras:
Matemática - Processos Gerenciais

Taubaté, 18 de Setembro de 2014.

1. INTRODUÇÃO

A empresa do ramo varejista Hoterdan Hipermercado Ltda, localizada em Campinas no interior de São Paulo, iniciou suas atividades com um pequeno supermercado e após vinte anos já é responsável por 70% do mercado em sua cidade, seu objetivo em médio prazo é tornar-se uma rede em todo o estado de São Paulo. Mas apesar de isso ser possível, a empresa vem passando por uma queda em suas vendas, os lucros baixando de forma incomum com o esperado.
Antes que esse processo se prolongasse a empresa resolveu contratar uma consultoria especializada em gestão administrativa, processos gerenciais.
Após várias reuniões, entrevistas com os colaboradores da área administrativa, do operacional, gerentes, presidente e oito semanas de trabalho, foram levantados vários tópicos que precisam ser tratados e trabalhados com a diretoria da empresa para que as vendas voltem a crescer.
O primeiro levantamento feito pela consultoria foi à questão de promoções internas, elas geralmente seguem indicações ou ligações políticas.
Com as promoções internas foi feito um segundo levantamento ao que se refere as competências, pois como a maioria ocupam cargos por indicações, tem-se um grande conhecimento técnico do trabalho, e isso em todos os níveis desde gerentes até diretores. Apesar da consultoria entender como é importante esse conhecimento, um terceiro levantamento aparece, pois se o trabalho técnico esta sendo bem administrado, falta tempo para gerenciar, planejar, organizar, esses itens acabam não tendo uma atenção especial por parte dos gerentes/diretores.
A empresa atualmente tem a seguinte estrutura: Presidência, 03 diretorias, 176 colaboradores entre as áreas financeiras, compras e operacionais.
A maior parte esta na área operacional que tem um total de 165 colaboradores divididos entre as áreas mercearia, hortifrutícola, padaria, linha branca/marrom, secos e molhados, armarinho, têxtil, açougue, peixaria e segurança.

       

2. OBJETIVO

Após a entrega dos resultados feitos pela consultoria, a diretoria executiva do Hotedarn Hipermercado abriu processo seletivo para a contratação de um Diretor Administrativo e de Projetos, que não foi por indicação ou ligações políticas, vem do mercado de trabalho, com uma vasta experiência no ramo, seu principal papel será desenvolver um modelo de estrutura, elaborar e desenvolver planos de capacitação e desenvolvimento para os diretores e gerentes melhorando suas eficácias gerenciais, desenvolver líderes, capacitá-los, desenvolver e construir equipes de alto desempenho.
Será necessário elaborar um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para todo o operacional, com os principais pontos a seguir:

•Inovar as práticas de participação e atitude. 
•Promover a integração.
•Empreender projetos e ações do meio ambiente.
•Motivar colaboradores quanto à importância da reciclagem de materiais e do conhecimento.
•Estimular e provocar as mudanças de hábitos de consumo através de palestras, debates, entrevistas e campanhas informativas. 
•Estimular bem estar entre os colaboradores.
•Promover cursos de reciclagem e aperfeiçoamento.

2.1 Ações do programa:

•Criação da cartilha de benefícios e compromissos dos colaboradores.
•Certificação dos participantes dos cursos. 
•Debates para discussão para solução de problemas do cotidiano.
•Uso do quadro de avisos para divulgação de informações e depoimentos, visando influenciar positivamente área de trabalho.
•Promoção de diversas ações, através de avaliação de desenvolvimento individual por critério.

3. DESENVOLVIMENTO

 Estrutura Organizacional      

Como estava:

[pic 5]

3.1 DESENVOLVIMENTO

 Estrutura Organizacional      

Como ficou:

[pic 6]

3.1- Programas de Capacitação e Desenvolvimento Diretores e Gerentes 

Para melhorar o desenvolvimento é preciso o Investimento dinâmico no capital humano, resultando eficiência competitiva,maior produtividade e profissionais mais qualificados para o cargo que exerce, gerando melhorias no ambiente de trabalho resultando na redução de riscos. Levando para os colaboradores a imagem e os ideais da empresa,quando não se tem metas, qualquer caminho que seguir será bom o suficiente.

Eficiência

Versus

Eficácia

Fazer as coisas bem feitas

Em vez de

Fazer as Coisas certas

Resolver Problemas

Em vez de

Produzir alternativas criativas

Cumprir o seu dever

Em vez de

Obter resultados

Reduzir os custos

Em vez de

Aumentar os lucros

3.2 Desenvolver líderes:

Para desenvolver lideres é preciso fazer uma bateria de treinamento e atividades internas, reciclagem e problemas funcionais causados por canais de comunicação:

Primeiro Plano:  “Liderança Individual”: Ter como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui.
Segundo Plano: “Liderança em Grupo”: A capacidade do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, as pessoas sempre busca como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas.
Terceiro Plano: “Liderança Situacional”: Desempenha seu papel de condução, em qualquer tipo de tarefa, apresentam habilidades comunicação, negociação e tomada de decisão, aplicado a diferentes situações.
Quarto Plano: “Liderança Organizacional”: Implica na capacidade de suas competências funcionais, o líder organizacional vai além do domínio do grupo, desenvolvendo a visão e missão da empresa gerando adesão, o compromisso e o alinhamento dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (582.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com