TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PROJETO INTEGRADOR EXTENSIONISTA

Por:   •  13/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE PROJETO INTEGRADOR EXTENSIONISTA

Análise PESTEL: Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ecológica e Legal

        Nildo da Costa Viana Júnior

Gestão Publica

Orientadora: Profa. Ms Amanda Morais Aziani de Almeida

Universidade de Marília

  1. INTRODUÇÃO

A Análise Pestel é uma ferramenta utilizada para identificar as forças macro (externas) que afetam um negócio. Essas podem ser políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais.

Nesse projeto utilizamos 6 analises: ‘’Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ecológica e Legal’’. Em uma empresa de produtos personalizados ID Personalizados, uma empresa conceituada e premiada no que se diz em qualidade e agilidade.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA, SETOR E RAMO DE ATUAÇÃO

A empresa ID Personalizados, que será nosso objeto de estudo e analises, fica localizada em Campo Grande, MS. É uma empresa do ramo de personalização de canecas, camisetas, squeezes, toalhas, almofadas, entre outras coisas. A proprietária Ingrid Gabrielli Dauzacker, disse que entrou nesse ramo de personalizados por um robe, e com menos de 1 ano viu esse robe passar a ser muito lucrativo e acabar virando sua principal renda, sendo assim pediu demissão do seu antigo serviço e começou a dedicar-se integralmente a sua micro empresa. Segundo a Sra. Ingrid, 90% dos seus clientes são mulheres, que veem em seus produtos uma ótima opção de presentear seus entes queridos.  

Figura 1 – Visão da proprietária Ingrid
[pic 1]

Fonte: https://mereo.com/blog/analise-pestel, Inovativa Brasil (2021)

Após ver o crescimento espantoso em menos de 1 ano da ID Personalizados, a proprietária decidiu contratar um consultor de investimentos, afim de ampliar seu negócio.  

Tabela 1:  Economia

          [pic 2]

Fonte: Ranking das 10 atividades que mais registraram novos empreendimentos nos cinco primeiros meses de 2021 — Foto: Economia/G1

  1. ANÁLISE POLÍTICA

Segundo a proprietária, o cenário político tanto do estado quanto no município é muito favorável nesse momento pelos vários decretos e leis criados para ajudar o micro empreendedor, durante a pandemia do Coronavírus.

Por mais que nos tempos atuais tenhamos uma sociedade polarizada, os políticos locais por mais que sejam oposição, estão fazendo um ótimo trabalho em conjunto para dar todo o suporte que o micro empreendedor precisa para poder trabalhar e progredir.

  1. ANÁLISE ECONÔMICA

Apesar da super inflação que nos atinge no cenário nacional, a Sra. Ingrid disse que não foi tão afetada pelo fato de seus produtos serem encontrados com facilidade e ter um custo baixo. E na questão das vendas de seus produtos, ela informou que investiu pesado no marketing e tem seus clientes ‘’fiéis’’, que sempre quando precisam presentar alguém, recorre a ela que sempre atende de forma ágil, fidelizando ainda mais seus clientes.

  1. ANÁLISE SOCIAL

Por seus produtos serem a princípio de baixo custo, a proprietária vende segundo ela a um preço justo aos seus clientes, assim atingindo todas as classes sociais. E que seus principais clientes são de classe média baixa, e a ID Personalizados é um sucesso na periferia, e com base na análise política da sua região, com incentivos a economia, projetos sociais e programas de governo para valorizar os menos favorecidos, ela vê com bons olhos o crescimento e futuro da sua empresa.

  1. ANÁLISE TECNOLÓGICA

Uma vez que a tecnologia evolui em ritmo acelerado, ela disse que precisa sempre estar se atualizando, criando novas artes para suas personalizações, e observando de perto seus fornecedores e seus concorrentes, para ver se não está ficando para trás. Ela informou que vem sempre se aprimorando nos sistemas tecnológicos como edição de imagens, Canva, Photoshop, entre outros. Cria parcerias com Influenciadores Digitais e com Criadores de conteúdo para sempre estar um passo a frente no seu ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (358.6 Kb)   docx (306.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com