TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL - PROINTER IV

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

POLO DE APOIO PRESENCIAL PASSO FUNDO

Acadêmica: Caroline Ribeiro Camilotti – 5013444323

Tutor EAD: Joziane Almeida

RELATÓRIO FINAL - PROINTER IV

Passo Fundo, RS

Novembro/2017


Acadêmica: Caroline Ribeiro Camilotti - 5013444323

Tutor EAD: Joziane Almeida

RELATÓRIO FINAL - PROINTER IV

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado.

Passo Fundo, RS

Novembro/2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO        5

3        TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR        6

4        A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO        7

5        OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA        8

6        ANÁLISE DA VIABILIDADE FINANCEIRA PARA UM INVESTIMENTO        9

7     ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA........................10

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13


  1. INTRODUÇÃO

Dentro da Gestão Financeira, existem diversos métodos e ferramentas para analisarmos a “saúde” financeira de uma organização, bem como analisar a viabilidade de projetos e investimentos futuros, verificar sua capacidade de pagamento (liquidez), projetar custos, enfim, tudo para que possamos nos adiantar e se possível evitar possíveis imprevistos. Em últimos casos, nos fornecem condições de antecipar-se e estar preparados para caso haja algum contratempo.

As organizações nascem e funcionam para que haja lucro. Os acionistas buscam sempre retorno de seus investimentos, portanto com as análises de diversos pontos de vista, tanto do fluxo de caixa, dos ciclos operacionais, dos investimentos já existentes e os que possam vir a existir, pode-se verificar quando e qual será a melhor maneira de investir e fazer com que o capital renda o máximo possível dentro de um equilíbrio entre liquidez e rentabilidade, sem prejudicar assim o bom funcionamento da empresa.


  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

O planejamento estratégico-financeiro é uma ferramenta que tem por objetivo mostrar aos gestores uma perspectiva de como é e como poderá ser a situação financeira da organização, em diversos períodos e cenários. Ele visa indicar o melhor momento para colocar em prática as ações e estratégias definidas para chegar aos objetivos/expectativas da empresa.

Também pode ser utilizado para realizar previsões de custos, verificar se haverá liquidez de caixa para saldar os compromissos e despesas necessárias para o funcionamento da organização, como fornecedores, folha de pagamento, despesas operacionais, estoques, impostos, etc.

Outra importante funcionalidade do planejamento estratégico-financeiro é atribuir a empresa a chance de analisar, desenvolver e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim que, caso necessário, consiga-se encontrar a melhor linha de financiamento para algum imprevisto ou investimento.

        


  1. TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR

O Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) são ferramentas para análise de investimentos, pois permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e os retornos desejados.

De acordo com a Matemática Financeira, não podemos simplesmente somar ou subtrair valores futuros de investimentos que entrarão ou sairão do Fluxo de Caixa, pois devemos considerar também o valor do dinheiro no tempo.

O VPL é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e soma-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade – TMA (taxa que representa o mínimo de retorno esperado pela empresa/investidor de um investimento para que ele seja considerado economicamente viável).

A TIR é uma média relativa, expressa em percentual, que demonstra quanto rende um investimento, considerando a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto (anual, semestral, etc.). É a taxa que zera o VPL dos fluxos de caixa de um projeto, fazendo com que todas as entradas igualem todas as saídas de caixa do empreendimento. Ela reflete a “qualidade” de um investimento, permitindo também fazer comparações entre eles (se investimento X tem a TIR maior que investimento Y, considerando o mesmo risco para ambas).

  1. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO

Capital de Giro é a soma das disponibilidades/ativo circulante (dinheiro em caixa e bens que podem rapidamente ser transformados em dinheiro, como estoques, duplicatas a receber, aplicações financeiras – dentro do curto prazo) da empresa, descontando o passivo circulante (fornecedores, empréstimos, salários, duplicatas a pagar, etc.). Resumindo, é o valor que a empresa disponibiliza para operar no dia-a-dia.

Para uma boa gestão do capital de giro, devemos analisar seu ciclo, que consiste no período que a empresa leva entre comprar a matéria-prima ou o produto de seus fornecedores até vende-la aos seus clientes. O ideal é que o prazo de recebimento de clientes seja mais curto que o prazo de pagamento aos fornecedores, para que a empresa não precise recorrer à outras fontes de financiamento/empréstimo para pagar suas obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com