TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Felipe Inácio

RESENHA

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Recife

2017

Felipe Inácio

RESENHA

A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

Resenha apresentada ao Curso de Administração de Empresas, sob orientação do prof. , como uma exigência previa para avaliação da disciplina de Metodologia cientifica.

Recife

2017

Prodanov, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.  

Antônio Joaquim Severino, Professor titular de filosofia da educação na Faculdade de Educação da USP.

No Capítulo I do livro Metodologia do Trabalho Científico, Severino inicia o discurso sobre o começo da vida acadêmica para o estudante, quando se depara com diversas condições para prosseguir com o curso. Indaga sobre a dedicação que o estudante precisa enfrentar ao longo do processo pedagógico-didático, sobre a necessidade do aprofundamento da vida científica.

O autor relata que o papel do ensino superior é fornecer ferramentas, para que o aluno organize-se e obtenha disciplina e que este material didático e científico serve de base  para o estudo pessoal e para a complementação dos elementos adquiridos no decorrer do processo coletivo de aprendizagem em sala. A formação universitária exige bastante envasamento teórico, e é de suma importância que o estudante inicie a formação de uma biblioteca pessoal, obtendo parcialmente conteúdo fundamental para o desenvolvimento do estudo. O aluno deve estar munido de textos básicos, introdutórios sobre a sua área. Adiante, com o avanço do curso deve obter textos monográficos e especializados referente à matéria. Severino dispões sobre a importância do uso de revistas como referência, e sobre a importância de ter acesso a esse tipo de conteúdo. Não apenas revistas, pode-se incluir recursos multimídias, como a internet, participação em atividades extraescolares como congressos e simpósios, no processo de aprendizagem e formação de conteúdo para arquivo pessoal do aluno.

Além da reunião de todos os elementos acima citados, para a obtenção de um melhor resultado da captação de material, Severino cita a prática de apontamentos, informações essas que podem ser acolhidas em sala de aula, por exemplo. Após a realização do apontamento, o aluno deve revisar e submeter as anotações num processo de revisão. Após todos esses procedimentos, é de essencial importância que o estudante ajuste um cronograma de estudos, cumprindo-o.

Portanto, o capítulo mostra a importância do aluno na busca de instrumentos para obtenção de conteúdo de aprendizagem durante a vida acadêmica, citandode forma objetiva e clara, informações relevantes para o sucesso no ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com