TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica ADAPTAÇÃO Á UNIVERSIDADE EM JOVENS CALOUROS

Por:   •  6/9/2015  •  Resenha  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  1.529 Visualizações

Página 1 de 3

ADAPTAÇÃO Á UNIVERSIDADE EM JOVENS CALOUROS

TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug; OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros, jan.-jun.2008, Fonte: Psicol. esc. educ;12(1):185-202. ilus, tab.

 Uma pesquisa foi feita sobre como é a “Adaptação à universidade em jovens calouros” com estudantes na faixa etária entre 18 e 22 anos, que estavam ingressando, ou no final do primeiro e segundo semestre de diferentes cursos, e pela própria vivencia poderiam relatar suas experiências. Esse público alvo foi atraído por convites feitos em salas de aula, ou por meio de indicação dos próprios participantes.

Questionados, responderam voluntariamente a quatro temas propostos que foram: saindo de casa, ingressando na vida acadêmica, percebendo mudanças em si mesmo e adaptando-se ao curso. Ao fim da pesquisa conclui-se que o primeiro ano, o ”passaporte para a vida adulta”, requer maturidade sendo de fato decisivo para a permanência ou desistência do estudante. Alguns fatores interferem neste resultado; o modo como são acolhidos, o apoio dos familiares antes, durante e depois a entrada, e em alguns casos até mesmo a mudança para outro curso pode ser necessária para que a adaptação ocorra, pois se ele estiver preparado psicologicamente o peso das novas escolhas será mais leve permitindo continuar enfrentando esses desafios em direção a sua autonomia e realização profissional.

.Adaptação inicial é sempre difícil, tudo muda, é preciso criar novos costumes, novas rotinas e acostumar com o distanciamento da zona de conforto gerada pela família. Por outro lado, caso essa interação não seja possível, o estudante sem muita escolha acabará se isolando em alguns casos podendo chegar a uma depressão caso não tenha o apoio adequado da instituição, professores, colegas e principalmente da família.

A vida acadêmica é um caminho longo e perspicaz, pois além de nossas responsabilidades, deixa-nos heranças de amizade.  Ganhamos direção para um crescimento pessoal e ideologia de um futuro próximo profissional, preparando-nos para o mundo universitário. Criamos novos vínculos, novas historias e novas determinações, é o começo de uma vida nova, aonde deixamos de ser vitimas da sociedade e passamos a autores da nossa própria história, aprendemos e crescemos profissional e socialmente para tomadas de decisões acertadas.

Por estarmos vivenciando esta experiência em nossas vidas acadêmicas o conselho ao leitor é que além de tudo, o que foi dito pode complementar com persistência, determinação e coragem. Essas também são peças fundamentais, pois não devemos esquecer que as dificuldades nos levam ao crescimento, e as duvidas à busca por novas soluções. Quando um objetivo é traçado devemos estipular metas e persegui-la até o fim, se no meio do caminho sentir medo, vai com medo mesmo, o que não pode é desistir, isso não faz parte do processo. Podemos citar como exemplo, os exercícios físicos que têm como objetivo criar músculos “no começo vai doer, vai ser difícil”, mas trará ótimos resultados. Portanto, cansaço, desânimo, dúvidas, dificuldades fazem parte das escolhas devemos ser nossos próprios lideres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com