TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DE CASO ANNE RILEY

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Caso

Mara Célia de Souza

Trabalho da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas

                                          Tutor: Prof. José Manuel Bernar Borges Lourenço

Barra Mansa /RJ

2019


 ANNE RILEY : DISPENSADA

Referências: Sandra J.Sucher; Phillip Andrews; Harvard Business School-15/09/2011

Em Anne Riley: Dispensada, observaremos um início de uma trajetória profissional brilhante e frustrante, onde o sucesso e o fracasso caminham lado a lado perante mudanças  mercadológicas imprevistas em uma Empresa com visão estratégica e sistêmica.

Anne Riley, uma estudante de MBA de 28 anos de idade, tinha o sonho de que tão logo concluísse seus estudos que já estivesse muito bem empregada. Sempre apostando e gostando muito do que fazia, Anne tornou-se Bacharel em Ciências em Contabilidade com foco em finanças e rapidamente já conseguiu um excelente emprego em um dos maiores Bancos de Investimentos com Analista. Depois de três anos trabalhando neste Banco, Anne recebeu uma proposta para trabalhar em outra grande Empresa financeira, a multinacional Storrow. Com as vantagens de se trabalhar em uma Empresa de grande porte onde poderia desenvolver uma brilhante experiência, Anne aceitou a proposta e começou a trabalhar na Storrow, gerou uma expectativa muito grande, pois percebia uma oportunidade de crescimento e desenvolver cada vez mais suas habilidades técnicas, já que escolhera trabalhar com investimentos de fabricação da Empresa por considerar a melhor área de atuação dela e  com isso poder observar as possibilidades de investimentos.

Com muitas expectativas geradas pela conquista de um bom emprego, de um bom salário e principalmente de gostar do que estava fazendo, Anne não imaginaria que o cenário mercadológico econômico passaria por uma crise que afetaria tanto sua vida profissional quanto  a pessoal. Apesar da crise que se instalava, Anne não cogitava a hipótese de ser dispensada tão precocemente da Storrow  por se julgar um capital baixo para a Empresa. A Storrow então , começava a anunciar a dispensa de parte do quadro de seu pessoal, Anne sempre muito calma, ainda não suspeitava, pois os desligamentos já haviam acontecido no período da manhã e já estava à tarde, o que fizera descartar mais ainda essa hipótese. Anne então quando foi ler seus e-mails viu que em sua caixa de entrada havia um email de seu chefe pedindo para que ela fosse em sua sala assim que ela pudesse, sem desconfiar, Anne achava que se fosse dispensada seria por uma abordagem mais direta talvez.

Quando Anne terminou suas tarefas, encaminhou-se para a sala de seu chefe e logo já foi abordada por ele com uma pasta que continha o que ela não espera, sua rescisão contratual. Por mais inesperado e surpreendente aquele momento para Anne, seu chefe tentou amenizar ao máximo com explicações de redução de custos e que a decisão não havia sido motivada por méritos, mas pelo pouco tempo  que estava na Empresa.

Naquele momento passava pela cabeça de Anne sentimentos de revolta e indignação, pois muita expectativa foi criada com aquele emprego, Anne havia se mudado para Chicago, havia deixado a família, os amigos e até mesmo terminado um relacionamento longo, tudo para dedicar-se inteiramente a sua carreira profissional.

As preocupações naquele momento tomavam conta de seus pensamentos, os questionamentos surgiam como avalanches, muitas perguntas, mas todas sem respostas e sem uma explicação concreta de fato. Anne viu-se totalmente perdida, desempregada, mercado em crise, como iria fazer para manter-se em um apartamento que havia planejado ficar por pelo menos dois anos. A Storrow lhe forneceu um pacote de benefícios pelos próximos dois meses, mas não seria suficiente para suprir suas necessidades. Foi então que surgiu a oportunidade de trabalhar em uma Empresa de fabricação de peças automotivas que havia gerenciado pela Storrow e havia também a vantagem de se localizar perto de Chicago. Mesmo não sendo na função desejada, Anne não tinha outra escolha dentro de um cenário econômico em crise e pela situação financeira em que se encontrava começou a trabalhar nesta Empresa a MAT- Memorial Automotive Technologies do grupo Storrow.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com