TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: CULTURA ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

Por:   •  4/4/2018  •  Resenha  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO 2015/2

ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

PROFESSORA ELIENE GOMES DOS SANTOS

RESENHA

CULTURA ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

LEANDRO RAMON ANTUNES DIAS

FC 20151683

PALMAS-TO

2015

RESENHA

CULTURA ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

O artigo a Cultura Organizacional em Organizações Públicas no Brasil, apresenta na sua introdução as mudanças que o mundo contemporâneo sofre diante da globalização, a flexibilização, competividade e novas formas de organização do trabalho, afirma que o ambiente está cada dia mais complexo. Cita no contexto das organizações públicas, a luta entre as forças do “novo e o velho”, o quanto as organizações públicas trabalham com uma dinâmica burocrática e enraizada. Apresenta os conceitos da cultura, de como ela transforma as ações humanas: Maneira de pensar, saber, sentir e agir, desta forma, que é recíproca, modificando a cultura organizacional.

O (a) autor (a) apresentou os estudiosos que se preocuparam em levantar as características da cultura brasileira desde de a década de 1930, Hollanda(1989), Azevedo (1958), Moog (1981), DaMatta (1983 e 1997), Freitas (1997), Martins (1997). Citou as teorias das pesquisas realizadas por eles, Hollanda: culto da personalidade; dificuldade para o cooperativismo e para a coesão social; presença de traços decorrente de sua colonização por aventureiros. Azevedo: afetividade, irracionalidade e misticismo; religiosidade católica popular, cultivo da docilidade; sobriedade diante da riqueza; vida intelectual e literária de superfície, erudição não-prática, individualismo não-criativo, atitude antissocial, atitude de tirar proveito em relação ao Estado. Moog: geografia que leva ao isolamento e produz o individualismo, religiosidade mais instintiva e desordenada, sentido predatório-extrativista. DaMatta: sociedade de único gênero, no sentido que apresenta múltiplos eixos ideológicos, como hierarquia e individualismo, sem que sejam hegemônicos e competitivos, mas complementares. A cultura pode ser vista como um sistema de ideias, significações ou conhecimentos encontrados na sociedade.

O (a) autor (a) fixou no artigo um estudo apresentando cinco traços brasileiros nas organizações, são eles: centralização do poder dentro dos grupos sociais, passividade e aceitação dos grupos inferiores, flexibilidade e adaptabilidade com meio de navegação social, sensualismo e por último, pessoas sonhadoras sem foco no trabalho como realização dos sonhos.

Na quarta parte do artigo é apresentado as diferentes interpelações em cultura organizacional, o autor cita que de acordo Fleury (1989), a primeira é a postura do fotógrafo da realidade social, o que, no limite, implica considerar a sociedade como a somatória de indivíduos e a cultura como a somatória de opiniões e comportamentos individuais. A segunda é a do antropólogo organizacional que procura agir ora como observador, ora como observador participante, vivenciando as mais diversas facetas de organização pesquisada. A terceira é do clinico ou terapeuta, que tem a organização como cliente ou objeto de estudo, e busca obter forma súbita da mente, auxílios na resolução de queixas por elas apresentadas. Também é citado as divisões das diversas abordagens em três grupo, segundo Dupuis (apud Chanlat, 1996), visão instrumental que de acordo a necessidade dos dirigentes da organização a cultura pode ser manipulada para seus objetivos. Visão antropológica, sistêmica fechada, baseia-se na cultura como um sistema de ideias, significações ou conhecimento encontrados em toda sociedade. Visão antropológica, sistêmica aberta, trata a cultura presente em toda organização, não há cultura própria, específica.

Na sexta parte, o (a) autor (a) descreve o histórico das organizações públicas no Brasil, e interpreta sobre Pimenta (1998): afirma que até o Séc. XIX, o Estado brasileiro pode ser caracterizado como um Estado patrimonialista, devido à sua pequena participação na economia e na ordem social do país. O perfil do Estado não se altera com o processo e fim do poder centralizado pois a oligarquia deixa o poder descentralizado mas fica fora do alcance da maioria, estendendo até a década de 1930, dando início ao processo de industrialização brasileiro, surgindo um Estado intervencionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com