TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: “Cultura, Cultura Organizacional e Cultura Brasileira”

Por:   •  11/3/2020  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica: “Cultura, Cultura Organizacional e Cultura Brasileira”

O texto apresenta observações de quão distante está o estudo sobre cultura organizacional e cultura brasileira no Brasil. São poucos os estudos que tem relacionado as duas culturas e isso se faz essencial, pois para se aprofundar no contexto organizacional em nosso país, precisamos entender primeiro nossa cultura, a cultura de nossas organizações, que tem características bem distintas de outros países.

Cultura é um termo que possibilita várias definições, dentre elas é uma forma pela qual uma comunidade satisfaz suas necessidades materiais e psicossociais. Pode ser entendida ainda como a forma pela qual uma comunidade define seu perfil em função da necessidade de adaptação ao meio ambiente, dentre outros conceitos. Quando voltado o estudo para cultura brasileira, é possível focar em três pontos: a cultura indígena, ao qual não se tem muito conhecimento, a não ser que era uma cultura baseada na agricultura de subsistência, onde as mulheres se responsabilizavam pelo plantio e os homens pela caça. A cultura portuguesa, que era de exploração, ao qual o intuito nunca foi de povoar o Brasil, mas de explorar suas riquezas. E por fim, a cultura da África Negra, que era bem mais próxima da cultura portuguesa, era composta por escravos que se dividiam entre os trabalhos no campo e na casa grande.

Dessas três grandes culturas, foram originadas várias subculturas, que fazem do Brasil um país composto de costumes de acordo com cada região e de acordo com a propagação de cada cultura ou até mesmo de como elas se misturaram.

Porém, com o advento da globalização, o mundo tende-se uniformização das classes dominantes que começa inclusive nas empresas. Assim ao analisar a cultura organizacional de cada empresa, faz-se necessário seu processo de formação, sua história, seu processo de inserção na globalização. A organização de uma empresa pode ser totalmente diferente de outra. É essencial entender a cultura particular da empresa dentro do contexto cultural do país, mais especificamente do Brasil.

Todo esse estudo sobre cultura é de fundamental importância para o estudo do comportamento no trabalho. Empresas e trabalhadores se comportam de acordo com suas crenças, atitudes e valores. As relações de confiança no trabalho são um exemplo disso, ela depende fundamentalmente das crenças e valores de seus executivos, administradores e corpo operacional do trabalho. Vários estudos têm sido feito no mundo para provar a influencia da cultura, um deles descreve uma situação qualquer para ser interpretada e resolvida por países diferentes, encontrando como resposta padrões distintos para os executivos, de acordo com cada país. Ta estudo tem como resultado principal a importância da cultura nacional na explicação das diferenças em atitudes e valores com relação ao trabalho, além de determinar quatro dimensões básicas para os trabalhadores: individualismo e coletivismo, distancia de poder, nível em que se evita a incerteza e masculinidade e feminilidade.

Em culturas coletivistas, a pressão social externa é a forma de controle, nelas sublinham a harmonia, já nas culturas individualistas, tal controle é exercido por meio de pressão interna, sublinham o autorespeito. A distancia de poder refere-se à medida com a qual os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com