TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA GUIA PMBOK

Por:   •  8/10/2018  •  Monografia  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

DIEGO JOSÉ SILVA RIBEIRO

R.A: 17.0188

RESENHA GUIA PMBOK

2º CAPÍTULO

CRUZEIRO – SP

2018

DIEGO JOSÉ SILVA RIBEIRO

R.A: 17.0188

R.A: 17.0188

RESENHA GUIA PMBOK

2º CAPÍTULO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento à exigência parcial da matéria de Gestão de Projetos.

Orientador: Prof. Cleber Bispo

CRUZEIRO – SP

2018


RESENHA

O Guia de Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos no inglês Guide to the Project Management Body of Knowledge ou simplesmente PMBOK, é de autoria do Project Management Institute (PMI). O livro não faz referência a uma metodologia, mas ao conjunto de postulados que identificam e conceituam as áreas de conhecimento, ferramentas, processos e técnicas.

Estruturalmente o livro está dividido em 13 (Introdução; Influências Organizacionais  e Ciclo de Vida do Projeto; Processos de Gerenciamento  de Projetos; Gerenciamento  da Integração do Projeto; Gerenciamento do Escopo do Projeto; Gerenciamento  do Tempo do Projeto; Gerenciamento  dos Custos do Projeto; Gerenciamento  da Qualidade do Projeto; Gerenciamento  dos Recursos Humanos do Projeto; Gerenciamento  das Comunicações do Projeto; Gerenciamento  dos Riscos do Projeto; Gerenciamento de Aquisições do Projeto; Gerenciamento de partes interessadas do projeto capítulos, 1 anexo,  3 apêndices, totalizando 595 folhas.

O Guia PMBOK foi publicado inicialmente pelo National Institute of Standards em 1996. Esse documento foi baseado em um trabalho publicado em 1983 sob o título "Relatório Final do Comitê de Ética, Padrões e Credenciamento". A segunda edição do PMBOK foi publicada em 2000.  Em 2004, o "Guia PMBOK - 3ª edição" foi publicado com mudanças notáveis ​​na diferença das edições anteriores. A 4ª edição foi publicada em 2009. Em 2013, foi publicada a 5ª edição do guia. Em 6 de setembro de 2017, a versão 6 do guia PMBOK foi publicada.  A última versão publicada é a sexta, publicada em 6 de setembro de 2017.

O segundo capítulo intitula-se “Influências Organizacionais e Ciclo de vida do projeto”, estando dividido em 4 subcapítulos, sendo eles: 2.1 Influências organizacionais no gerenciamento de projetos (Culturas e estilos organizacionais; Comunicação organizacionais; Estruturas organizacionais; Ativos de processos organizacionais; Fatores ambientais da empresa), 2.2 Partes interessadas e governança do projeto (Partes interessadas do projeto; Governança do projeto; Sucesso do projeto), 2.3 Equipe do projeto (Composição das equipes dos projetos); 2.4 Ciclo de vida do projeto (Características do ciclo de vida do projeto; Fases do projeto).

De acordo com o PMBOK as organizações afetam a maneira de direcionar os projetos resumidos em pontos: cultura organizacional, forma de comunicação organizacional, estrutura organizacional, ativos de processos organizacionais e fatores ambientais a empresa

        Entende-se como cultura organizacional o grupo de experiências comuns entre os membros da organização, que nascem de valores organizacionais, normas, políticas, códigos de conduta, etc. Outro ponto importante é a comunicação. Um gerente geral é um gerente e, como tal, entre as diferentes habilidades necessárias, está a capacidade de se comunicar corretamente e com discernimento. A comunicação é o fator mais importante e por que a maioria dos projetos falha, especialmente ao lidar com terceiros ou em grandes projetos em que a equipe do projeto é grande.

Com relação a estrutura organizacional, existem várias estruturas e pouquíssimas empresas se aproximam de uma estrutura ideal. Nenhuma estrutura é o objeto culpado de uma falha de projeto, é apenas uma restrição que faz com que se enfrente dificuldades diferentes.  Sendo as estruturas de natureza: Funcional; Matriciais, de Matrix Fraca; de Matriz Balanceada; de Matriz Forte; Orientada a Projetos; Composta.

         Em relação aos ativos dos processos da organização, devem ser considerados como processos e procedimentos e banco de dados de conhecimento, incluindo uma série de atividades com um propósito específico e os procedimentos referem-se ao modo de desdobrar uma atividade, passo a passo. Deve-se ter em mente que dentro desses documentos, qualquer outro material relacionado a planos e políticas da organização também é importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com