TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - POLÍTICA: QUEM MANDA, COMO MANDA, PORQUE MANDA?

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno(a): Scarlaty Da Costa Ribeiro

Curso: Administração - 2014.1

Matéria: Política

Professor: Baron

Exercício proposto: Resolução das questões 3,4e6 (capítulo 2) e 3,4,e 5 (capítulo 3).

3- Como o próprio texto diz “ A Política não se ocupa de todos os processos de formulação e tomada de decisões, mas somente daqueles que afetem, de alguma forma, o conjunto dos cidadãos.”  Ou seja, nesse caso onde a figura paterna é responsável por tomar todas as decisões por seus filhos adolescentes, se analisados como um caso isolado, não é considerado como um ato político. No entanto, quando passamos a observar as causas sociais e antropológicas para que isso ocorra, percebe-se que há a existência de um ato político, visto que esse configura-se como  um processo através do qual  “ interesses são transformados em objetivos e os objetivos são conduzidos a formulação e tomada de decisões efetivas”.  Ou, superficialmente, política é interpretado como o exercício de alguma forma de poder (Nesse caso, a hierarquia da figura paterna sobreposta a figura do  filho) e, naturalmente, as múltiplas consequências desse exercício.

4- “todos os fatos podem adquirir significado político, mesmo que originalmente não o tenham.” . O tema “aborto” é um problema político, que inclusive tem gerado muita polêmica e dividido opiniões, visto que afeta toda uma sociedade e seus valores; sendo sobretudo, um problema ético.  O fato da mulher  hesitar em fazer  o aborto, é que a mesma possui a consciência de que a opinião das pessoas que estão a sua volta possuem uma grande importância; isto é, ela sofre a influência  dessas pessoas e por isso balanceia se deve ou não fazer .

6-Não. O controle de natalidade é  um fator político, visto que influencia toda uma sociedade.  

3- A religião sempre esteve ligada a política. Tanto uma quanto a outra, são meios de “dominação” das massas.  Antigamente, existia uma coisa chamada “Direito divino dos Reis”, sendo isso uma doutrina política e religiosa segundo a qual o poder dos reis tem como fundamento a vontade de Deus.

4-Sim, visto que a tendência de quem detém o poder é manter-se nele; com isso fazer alianças com a intenção de se protegerem é inevitável.  Sendo assim, a profissão militar se institucionalizaria da mesma forma; como mecanismo de autoproteção dos governantes.

5- Sem o avanço tecnológico, os Ugh-Ughianos, continuariam sendo dominados pelo mais forte , o trabalho continuaria sendo coletivo assim como a propriedade.  O advento da tecnologia trás consigo o poder, e com esse novo poder que surge começam  os conflitos internos de interesses na coletividade antes tão simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com