TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Quem manda , por qur manda , como Manda

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 2

No livro de José Ubaldo Ribeiro, no primeiro capítulo, o autor da uma explicação do que é a política, que segundo ele, “na linguagem comum ou na linguagem dos especialistas e profissionais, refere-se ao exercício de alguma forma de poder e, naturalmente, às múltiplas consequências desse exercício”. Ele ainda acrescenta que relacionar a política somente ao poder não diz o que realmente ela é. Para ele ainda vai além. Significa também que a Política que dá o desenvolvimento aos interesses e objetivos. É na Política que se formam as ideias que irão se transformar em decisões.

Nos capítulos seguintes, o autor descreve o que é Estado (Que é claro, não existe sem as pessoas que o integram, sem a sociedade onde está implantado), diferencia Estado de Nação, onde, segundo ele, em um Estado podem estar concentradas várias Nações ou não. Ele ressalta o significado de Nação que refere-se a “a raça comum, valores comuns, arte comum, hábitos comuns”. Ou seja, cultura no sentido mais amplo.

Seguindo suas ideias, o Estado Soberano, não se subordina a ninguém, e que não há poder acima dele. No capítulo O que o Estado faz, Ubaldo faz uma atribuição aos três poderes do Estado, contudo, o autor traz uma indagação: Nem todos os estados, têm três Poderes distintos em sua estrutura.

Democracias e Ditaduras também estão incluídas na obra. Em relação á Democracia, o autor afirma ser “o grau de liberdade e participação dos cidadãos no processo decisório”, na política. Longe de ser uma afirmação concreta, Ubaldo diz que esse grau é na democracia uma palavra ambígua e pode ser encarada como piada em determinados Estados e em supostas democracias. Em relação á Ditadura, de modo geral, segundo ele, não é preciso que haja a figura de um só ditador, pois a ditadura está na própria natureza do regime.

Apesar de o autor insinuar que todo o poder está nas mãos do Estado, a sociedade pode ter importância fundamental nas questões políticas, se ela, de fato, se interessar. Contudo, ela fica acomodada e permite que um Estado tirano governe. Ele coloca o partido político como o único caminho formal em busca do acesso ao poder, e também como uma via natural de ação política. Quem manda, de acordo com José, é quem está levando vantagens, quem está forte e possui uma ideologia bem definida. Ele diz que existem ideologias que dominam o povo, retirando a capacidade de pensamento, tornando-se uma ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com