TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O SISTEMA DE PRODUÇÃO MRP E MRP II

Por:   •  13/6/2015  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  2.144 Visualizações

Página 1 de 4

 De acordo com o estudo proposto sobre os sistemas de produção, o MRP (planejamento das necessidades de materiais) e MRP II (planejamento dos recursos de produção), apresentados como uma ferramenta inovadora, principalmente das indústrias mundiais, pois ele é um sistema gerador de informações para a tomada de decisão dos gestores. Vamos primeiro falar do MRP, ele tem como objetivo básico aperfeiçoar o serviço ao cliente, diminuir o investimento nos estoques e espaço dentro dos depósitos, melhorar o cumprimento dos prazos de entrega do produto final além de segmentar a linha de produção de acordo com as etapas do processo em seu determinado tempo, podemos até falar que é uma ferramenta de inteligência de mercado, ele eleva o nível de eficiência das industriais, diminui perdas de produtos e tempo ocioso na linha de produção em junção com o MRP II ele atrela as necessidades de produção com as de recursos humanos e financeira da indústria, integrando os sistemas para uma boa tomada de decisão. Abaixo vou apresentar os sistemas de produção, suas principais características e vantagem e desvantagens para as indústrias.

 Criado na década de 60 e aperfeiçoado na década de 80 ele apresenta alguns módulos, que são os principais, a saber: planejamento da produção – Tendo como função o planejamento de demanda agregada, e produção de acordo com o tempo necessário de cada item do produto, controla também os níveis desejáveis de estoque de acordo com as necessidades do mercado. Planejamento mestre de produção  é o gerador do plano de produção período a período de acordo com as necessidades do mercado, ele também auxilia o RCCP (rough-cut capacity planning) é um modelo de planejamento das necessidades. Calculo das necessidades de materiais  Ele faz um registro básico do MRP (time-phased record), onde representa os planos com produção e estoque de todos os itens, seja eles matérias prima, semiacabado ou produtos finais, para a programação de ordens para a produção. Calculo das necessidades de capacidade – é planejamento através de cálculos da capacidade produtiva geral, identifica pontos ociosos e possíveis falhas de capacidade ou alta produção. Controle de Fabrica – Esse modelo controla tudo o que foi planejado no nível chão de fabrica, garantindo o que foi planejado se executado ao mais próximo possível.

O MRP II é a ferramenta que se ajusta as mudanças de mercado em tempo rápido, ou seja, ele é ideal para produtos que são mais complexos para a linha de produção, que tenha vários níveis de produção, e a mercados de demanda instáveis. No entanto ele tem um alto custo de aquisição, e um grane período para sua implementação que pode variar de médio a longo prazo de acordo com a indústria, aos usuários iniciais pode-se haver certo “receio” para seu entendimento, planejamento e monitoramento inicial. As falhas observadas no sistema são de abrangência do MRP, pois ele só trabalha com recursos materiais, deixando de lado a integração com os recursos humanos e de finanças, por isso foi elaborado o MRP II.

O MRP II surgiu através das falhas do MRP na década de 80, o que o MRP não comtempla o MRP II abrange de forma integrada, os recursos materiais, humanos e de finanças das industriais. A MRP II é um Instrumento de planejamento. Permite o planejamento de compras, de contratações ou demissões de pessoal, necessidades de capital de giro, necessidades de equipamentos e demais insumos produtivos dentro das grandes industrias. O objetivo o sistema de produção é poder comprar insumos no momento exato, sem desperdício, seja ele de tempo, dinheiro e locação de espaço físico com estoque, levando ainda em consideração a demanda variável do mercado, o seu aperfeiçoamento dado pelo MRP II, supera as falhas "humanas" de modo que seja gasto menos tempo em linha de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com