TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sistemas de Significação

Por:   •  9/11/2018  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade de Dourados

Curso de Física

Acadêmico: Juliano Souza da Silva         RGM: 23662

Professora: Raquel          Disciplina: Língua Portuguesa

Resenha: Os Sistemas de Significação

O autor comenta no texto sobre a importância da linguagem para a sociedade, ele coloca também o conceito de mass media e sua influência na sociedade, fala ainda dos códigos sociais e sua contribuição e relação com as ideologias de cada indivíduo.

A princípio ou autor comenta que a linguagem é importante para a sociedade, os falantes utilizam códigos comuns para se comunicarem, quando a intenção da mensagem é atingir um número maior de pessoas ela é pobre porque não tem muita informação. Quando a mensagem for complexa, cheia de informações, o público abrangido será menor e vice-versa. O interlocutor deve adequar à mensagem para que o receptor a entenda.

Ele também apresenta conceito de mass media, que são meios de comunicação social em massa (televisão, rádio, internet, etc.) ele dita uma cultura que seja “adequada” para a sociedade. Segundo ele o indivíduo para ser culto tem que absorver essa cultura que lhe é imposta em grande quantidade. Dessa forma, ele restringe o saber para poucas pessoas, gerando o senso comum para a maioria através de motivações conscientes ou não (que é o caso das mensagens subliminares). Seu principal objetivo é padronizar a cultura, agradando a maioria, mas é obrigado a atender a exigências particulares, ou seja, acaba alimentando mais ainda as diferenças, indo em direção contraria ao plano inicial.

Esses meios de comunicação social utilizam-se de idéias originais compreendidas por um número menor de indivíduos, por sinal simplificam tais idéias para a compreensão da maioria. Através dele a linguagem oral teve maior difusão do que a escrita, utilizou meios de maior propagação que a escrita, sendo mais rápidos e capazes de transmitir coisas que a escrita não difunde.

Tais meios ajudaram a consolidar os códigos sociais, que estão presentes nas mensagens de grande divulgação e de fácil decodificação. Os códigos contribuem para acomodar o indivíduo na sua classe social e transmitir valores para eles. As características do indivíduo definem a qual classe social ele pertence. Os códigos sociais estabelecem relações, utiliza símbolos de natureza coletiva para expressar ideologias. Transmite mensagem que reflete na organização da sociedade. Ao analisar a linguagem falada pela sociedade deve-se sair da sua superfície e aprofundar para descobrir o que ela realmente disse. Assim, poderemos encontrar qual é o seu objetivo, seus valores, suas causas. Isso tudo pode ser feito através da semiologia que estuda o valor o significado da segunda linguagem atrás da primeira.

Os mass media tem uma influencia negativa para sociedade, influenciando seus costumes, seu modo de viver. Dessa forma acrescenta GOMES (2001) “A influência do imaginário estereotipado constrói uma subjetividade homogeneizada, reforçando os discursos hegemônicos que estabelecem desigualdades.” Reforçando a idéia de que a mídia manipula através de idéias padronizadas para gerar consumo.

Gianni Vattimo (em sociedade Transparente) vai mais além em seu comentário, “No entanto, os meios de comunicação também podem ser o veículo de uma subtil ‘lavagem cerebral’ que vai sendo progressivamente incorporada e se traduz numa determinada visão do mundo em que tudo o que existe, existe por si mesmo.” Ao utilizar o termo “lavagem cerebral” o autor enfatiza que os meios de comunicação afeta o comportamento e o pensamento do individuo levando o mesmo a fazer o que lhe é imposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com