TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHADA OBRA “MUDE SUA COMUNICAÇÃO E CRESÇA EM SUA CARREIRA”, DE AUTORIA DE ALEXSANDRO NASCIMENTO

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA OBRA “MUDE SUA COMUNICAÇÃO E CRESÇA EM SUA CARREIRA”, DE AUTORIA DE ALEXSANDRO NASCIMENTO

Tendo em vista o exposto na obra “Mude sua comunicação e cresça em sua carreira”, cujo foco de estudo é o “Poder da Comunicação”, faremos uma resumo dos tópicos contidos nela, relacionando-os e apresentando-os em um só texto.

Constatamos, na obra supramencionada, que o domínio da comunicação, ou melhor, das formas como ela ocorre, faz-se tanto quanto ou até mais necessário no ambiente de trabalho do que os conhecimentos técnicos, para que obtenhamos êxito na carreira e nos relacionamentos interpessoais.

Cinco estratégias foram apresentadas com o intuito de nos ensinar a alavancarmos na carreira, através do Poder da Comunicação. São elas: a Humildade Tática, a Análise de Perfil do Ouvinte, a Resposta Eficiente, o Momento Adequado e o Processo Sistemático de Leitura.

Todas essas estratégias, sumarizadas aqui, estão inter-relacionadas, visto que, para obtermos uma comunicação “sustentável”, “profícua” com nosso interlocutor, é preciso, primeiramente, adotarmos uma postura humilde (humildade tática), não nos mostrando arrogantes nem detentores de “todo” conhecimento, a fim de não causarmos mal-estar, antipatia, o que bloquearia a interação.

Outrossim, e como consequência da atividade humilde, devemos nos dispor a “ouvir” o “outro”, de modo que, antes de elaborarmos nossa fala, possamos fazer “uma imagem” daquele que nos dirige a palavra (análise de perfil do ouvinte), analisando-lhes as preferências, as prioridades, seu modo de comunicar, o domínio do seu vocabulário, seu grau de conhecimento, etc.

Dessa forma, em se tendo feito a análise do perfil desse interlocutor, selecionaremos com acuidade “o que falar”, saberemos “quando falar” (o momento adequado), o “modo de falar” e, inclusive, “quando silenciar”.

Ou seja, seremos capazes de formular respostas mais eficientes (resposta eficiente), respaldadas em dados fornecidos pelo próprio comunicante, sendo que tais respostas devem ser pensadas, avaliadas, revisadas.

O fato de adotarmos a tática da humildade no lidar com as pessoas no ato da comunicação nos faz aprender a “ouvir”, a silenciar, a ponderar as respostas, a selecionar o vocabulário e, concomitantemente a esse processo, estaremos analisando o perfil do sujeito que fala, dando-nos tempo de elaborar nosso discurso, de acalmar nossas emoções, de acomodar nossos pensamentos. Por conseguinte, refletiremos sobre o dito e sobre o dizer e sobre os meios mais adequados e eficientes de obtermos êxito na comunicação, sendo os gestos, a posição do corpo, o modo de olhar, a entoação e a inflexão da voz meios essenciais na interação comunicativa eficiente.

Portanto, a partir dessa explanação (ainda que sucinta), podemos ratificar o posicionamento do autor quanto ao real poder da comunicação em prol do crescimento profissional, fazendo menção também à necessidade do cultivo do hábito da leitura (processo sistemático de leitura), pois, através desta, ampliamos significamente nossa “visão de mundo” nos mais variados âmbitos do conhecimento e nos capacitamos à conexão com a “comunicação global”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com