TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Obra Resenhada: Vista Minha Pele

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

nstituição de Ensino: Unicesumar EAD

Curso: Letras Licenciarura Português/ Inglês

Disciplina: Produção Textual l

Nome do professor: Raquel De Freitas Arcine De Nardo

Título da obra resenhada: Vista Minha Pele

Nome do acadêmico: Natalia Caroline Da Silva Dias

RA: 15185595

Vista minha pele

Por: Natalia Caroline da Silva Dias

Vista minha pele é um curta-metragem do diretor Joel Zito Araújo, lançado em 2003 com o gênero: Ficcional Educativo. Este trabalho - Vista a minha Pele (roteiro, produção e direção). Realizado para o projeto “Educar para a Igualdade Racial – Experiências de promoção da igualdade racial/étnica no ambiente escolar”. Uma parceira da UNICEF, Ministério da Justiça e a Ong paulista CEERT. A curta-metragem retrata a história sobre o preconceito e racismo vividos na escola; porém com a realidade invertida cuja a maioria dos personagens são negros dominantes e o racismo ocorre com o branco.A proposta se alicerça na inversão de papeis a fim de que se promova a real compreensão da discriminação racial.

A curta-metragem conta a história de Maria, uma adolescente branca de classe baixa, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudos que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria dos estudantes de sua escola a hostilizam, por sua condição social e por sua cor, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.

Maria tem um sonho, de ser tornar a primeira branca em um concurso de Miss Festa Junina da escola, porém isso requer um enorme esforço, já que os estereótipos é a supremacia racial negra (padrão de beleza em que a mídia apresenta). Contudo seus amigos que acreditam na igualdade racial e sua inseparável amiga Luana junto com sua família, vão em busca da venda de votos e na divulgação de Maria para miss. Juntas elas terão várias experiencias e desafio embargando em uma história se amizade e confiança.

Resenha crítica do filme “Vista minha pele”

O sonho da personagem principal é mostrar que mesmo tendo diferenças podemos correr atrás de nossos objetivos e alcança-los. Para isso é preciso ser confiante em si mesma. Vencendo ou não, o concurso não é o principal foco do vídeo, mas sim a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confiança em si mesma, mais possibilidades ela tinha de convencer outros de sua chance de vencer.

O enredo do filme, mesmo sendo passada em um mundo totalmente fictício, mostra que a parte da população que estigmatiza também poderia passar por essa grande desigualdade, afinal, somos todos iguais. Porque quando passamos por situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com