TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESERVADO PARA BIOGRAFIA DO MOTTA (NÃO LOCALIZEI)

Por:   •  17/2/2016  •  Dissertação  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

James Baldwin (Nova Iorque2 de Agosto de 1924 - 1 de Dezembro de 1987Saint-Paul de Vence) foi o primeiro escritor a dizer aos brancos o que os negros americanos pensavam e sentiam. Nos primeiros livros estão as melhores amostras do seu talento: Go tell it on the mountain (1953), Giovanni's room (1956) e Another country (1962).

RESERVADO PARA BIOGRAFIA DO MOTTA (NÃO LOCALIZEI)

O capitulo trata do conceito de “mudança” em diversos níveis organizacionais e cargos. Para o autor James Baldwin mudança é uma habilidade gerencial fundamental para formação de um gestor  que envolve a capacidade de despertar na equipe confiança ,motivação, liderança,  gerenciamento de conflitos , dentre outros.

Promover a mudança nos ambientes que estamos inseridos é um grande desafio, para o autor neste capitulo o foco está na mudança planejada que resulta de tentativas deliberadas de gerentes de melhorar operações organizacionais. A mudança também pode ser exercida através da “autoridade” muitas vezes implícita no cargo daquele que pretende promover a mudança. Ela precisa acontecer em todos os níveis,  se uma organização realmente quiser prosperar no dinâmico ambiente de negócios de hoje.

O autor descreve sua visão de como fazer mudança e apresenta os mitos mais persistentes que existem nessa área:

. Crise é uma garantia de mudança.

. A melhor motivação da mudança é o medo.

. Fatos instigantes são fundamentais para mudança.

. Cavalo velho não toma andadura.

A realidade é que muitos esforços de mudança falham mesmo quando parece profundamente lógico ou imperativo que a mudança deve ocorrer. Uma razão é que iniciativas de mudança costumam ser acidentais e não gerenciadas em linha com causas comprovadas de seu sucesso ou fracasso. Apresenta em seu texto o modelo descongelar-mudar-recongelar de Lewin.

o primeiro estágio, descongelar, envolve vencer a inércia e romper com os modos de pensar existentes.  O segundo estágio é o que Lewin denominou mudar e refere-se à fase em que a intervenção de mudança foi iniciada e está em vigor. O terceiro e último estágio é o que Lewin denominou recongelar. Idealmente, um novo estado de espírito e um novo padrão comportamental são criados para os envolvidos, e a mudança rende benefícios positivos para a unidade ou organização.

Uma observação comum feita após a constatação do fracasso de iniciativas de mudança é que os agentes de mudança se apressaram a julgar mas não a entender realmente o contexto de sua mudança.

A seguir apresentamos a lista das 10 lições mais fundamentais da mudança:

1. Mude somente quando for importante. Não mude só por mudar.

2. Saiba quem é seu cliente. Se não tiver nenhum, ache um.

3. Busque participação e envolvimento, tanto no planejamento quanto na execução.

4. Defina suas metas de mudança em termos de resultados.

5. Ouça e aprenda os princípios racionais da resistência, em vez de ficar na defensiva.

6. Certifique-se de que as pessoas sabem quais são os porquês da mudança.

7. Planeje, procure e celebre pequenas vitórias no processo de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com