TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Por:   •  13/11/2016  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

6. RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Responsabilidade social é um tema que vem sendo cada vez mais buscado pelas empresas preocupadas em manter uma imagem positiva diante a sociedade e contribuir para a construção de um mundo mais justo e melhor.

É quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que comprovam o bem-estar dos seus públicos internos e externos, não se restringem apenas a organização, mas envolve toda a sua área de influências e seus funcionários.

A responsabilidade social torna-se então parte importante no desenvolvimento de estratégias competitivas onde as empresas desempenham um papel proativo, executa mudanças conceituais em seus procedimentos e agindo de forma consciente, seja sozinha ou em parcerias com ONGS ou governo. Através de ações socialmente responsáveis buscam crescimento e satisfações do cliente.

6.1 Vantagens

Alguns benefícios podem ser traduzidos em vantagens como: o fortalecimento da marca, e imagem da organização; a diferenciação sobre os concorrentes; a fidelização dos clientes e dos funcionários, dentre outros. Tem alto custo, varia de empresas e do projeto a ser executado, na maior parte necessitando de inúmeros incentivos governamentais e sua vinculação as grandes massas se dá de forma ágil, já que são, normalmente, processos de interesse de boa parte da população e, portanto, são amplamente divulgados.

 A eficácia da responsabilidade social está nos procedimentos que destacam as vantagens que o produto traz para a saúde e para o bem estar. Sendo assim, ele também acaba ganhando uma fatia especifica do mercado, determinada pelos consumidores que adotam posturas tidas como politicamente corretas, ou seja, são os consumidores que procuram adquirir somente produtos que não degradam o meio ambiente e que são tidos como saudáveis.

6.2 Desvantagens

As dificuldades que as empresas enfrentam é o gasto que envolve para a compreensão da responsabilidade social. Isto envolve gastos para contratar consultores para diagnosticar os processos, gastos em treinamento de pessoal e etc.

“Melo Neto e Froes (1999) esclarece que a partir do momento em que a empresa deixar de cumprir com suas obrigações sociais em relação aos seus empregados, comunidade, fornecedores, acionistas, clientes e parceiros, ela perde seu capital de responsabilidade social, a sua credibilidade, prejudica sua imagem e ameaça a reputação. No âmbito interno pode ocorrer a deterioração do clima organizacional, a desmotivação generalizada, o surgimento de conflitos, greves e paralisações, baixa produtividade e aumento de acidentes de trabalho. No âmbito externo, podem ocorrer prejuízos maiores como: acusações de injustiça social; boicote de consumidores; reclamações dos fornecedores; queda de vendas; gastos extras com passivo ambiental e até mesmo risco de falência.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com