TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL: VISÃO ESTRATÉGICA E GOVERNANÇA E GESTÃO: Uma pesquisa aplicada

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E

COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL: VISÃO ESTRATEGICA E GOVERNANÇA E GESTÃO: uma pesquisa aplicada.

SÃO PAULO – SP

2019

Fernanda Cristina Nepomuceno

C5972f-0

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL: VISÃO ESTRATÉGICA E GOVERNANÇA E GESTÃO: uma pesquisa aplicada

Atividades  Praticas

Supervisionadas – APS IV

–  trabalho apresentado

como exigência para a

avaliação do 4º semestre,

 do curso de Administração da

 Universidade Paulista sob

orientação da coordenação do curso.

SÃO PAULO – SP

2019

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 – mapeamento do processo de fornecedores.

Figura 2 –mapeamento do macroprocesso compradores, colaborador e coordenador do setor.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................5

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO..............................................6

REVISÃO CONTEXTUAL....................................................9

ANÁLISE.............................................................................21

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................22

INTRODUÇÃO

O Programa de APS (Atividades Práticas Supervisionadas) é realizado pelos alunos do curso em Administração de Empresas, da Universidade Paulista (UNIP). A APS tem como objetivo geral propiciar aos alunos uma fundamentação prática dos conceitos teóricos de uma determinada empresa (geralmente de pequeno ou médio porte), explorados na disciplina âncora do semestre, sendo ela Processos Organizacionais (PO).

No desenvolvimento desse trabalho, será mostrada a história da organização, sua forma hierárquica de formação, mas a centralização se dará à análise de um processo específico da empresa: Fornecedor.

Esse processo será mapeado, de forma que possam ser evidenciados quais são seus pontos positivos e pontos fracos, sendo esses pontos fracos analisados e apresentadas formas de melhorá-los a fim de obter melhoria no processo como um todo.

É um trabalho de ampla análise, sendo necessária a percepção no ponto de vista dos funcionários, crucial para todas as organizações.

         

Perfil da Organização

O trabalho desse semestre foi desenvolvido com a empresa Juca Restaurante.

A empresa fica localizada na rua Alameda Barros 376 no segundo andar no bairro de Santa Cecilia São Paulo.

Sua inauguração deu-se em 10 de outubro de 2010. A partir da data, a empresa veio se consolidando no mercado do ramo alimentícios.

A empresa é privada de porte pequeno com o total de 20 colaboradores distribuídos nos setores de administração, atendimento ao cliente, limpeza, alimentos e cozinheiros. Na empresa apenas 2 pessoas tem ensino superior, 16 pessoas tem ensino médio e 2 pessoas tem ensino fundamental.

Processo dos fornecedores:

[pic 1]

Figura 1 – processo de fornecedores

Macroproceso:

[pic 2]

Figura 2 – macroprocesso compradores, colaborador e coordenador do setor

Produto:

O produtos principal dessa empresa são os alimentos, pois é um ramo alimentício. A comida caseira é o principal produto que eles tem para oferecer aos seus clientes e os mínimos 10 tipos de saladas diferentes ( cozidas , cruas , com molhos , misturadas e etc..).

A comida caseira sempre muda de um dia para o outro sempre tem misturas diferentes e em cada dia da semana tem um prato principal(os únicos alimentos que não muda são o arroz e o feijão eles estão todos os dias la pois são o principal da comida caseira.)

Clientes:

Os clientes-alvos são os moradores da região ( a região tem muitos moradores da terceira idade)os clientes que vão ao restaurantes gostam da comida caseira , muitos deles vão la todos os dias para fazer sua refeição e preferem que as refeições sejam por kg assim eles colocam o que preferirem em seus pratos e pesam na balança.

Principais concorrentes da organização:

Os principais concorrentes são os restaurantes que estão ali perto onde fica o Juca Restaurante, o bairro tem muitos restaurantes de comidas caseiras.

Porém não são apenas os restaurantes de comida caseira que são os principais concorrentes os restaurantes de aplicativos também estão muito forte no mercado hoje em dia além dos restaurantes fast food.

Principais insumos:

A matéria prima desta empresa são os alimentos naturais que são adquidos por fornecedores de horti-fruti , mercados atacadão e a feira CEAGESP.

Esses produtos são verduras, legumes, temperos, grãos, carnes, peixes, frango etc.

3 REVISÃO CONCEITUAL

De acordo com o material fornecido , um processo consiste em um conjunto de atividades executadas sequencialmente e que apresentam uma relação lógica entre si. Tais atividades adicionam valor aos inputs (entradas), gerando um resultado identificável sob a forma de bens, serviços ou informações (outputs – saídas). Um exemplo disso seria o processo de fabricação, que recebe como entrada uma solicitação do cliente e matéria prima, trabalha esta matéria prima, segundo as especificações do produto, gerando o produto solicitado pela cliente.

Harrington (1991) diz que é interessante, na maioria das vezes, separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na organização: os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoio aos processos produtivos.

Existem três categorias básicas de processos organizacionais: os processos produtivos (processos-chave), que são aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos empresariais (processos de apoio), que são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da mesma em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos produtivos; e os processos gerenciais, que não será focalizado nesse trabalho, mas que são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com