TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL: VISÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO1

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8
  1. FORÇA DE TRABALHO

A empresa trabalha com cerca de 22 funcionários, sendo eles divididos em contratos CLT e estagiários, e 5 setores, cada setor tem um responsável. Como mostramos a seguir: 

  • Setor Comercial 
  • Setor Financeiro/Administrativo
  • Diretoria 
  • Vendas/Compras
  • Setor técnico/Manutenção 

Cada setor se dispõe de no mínimo dois colaboradores da Empresa, sendo a porcentagem por nível de escolaridade seguinte: 

[pic 1]

Gráfico 1: Porcentagem de colaboradores por escolaridade.

  1.  MACROPROCESSO DA EMPRESA
  1. MODELAR O MACROPROCESSO DA EMPRESA

[pic 2]

A primeira parte do processo está interligada ao setor comercial da empresa, onde eles fazem a busca por novos clientes e estudam as necessidades do cliente. A RCOUT trabalha com dois tipos de contrato, o contrato de locação e o contrato de manutenção.

 O setor comercial identifica qual melhor se adequa, se o cliente necessitará apenas de atendimento técnico, ou de fato alugar os serviços da RCOUT. [pic 3]

Após esta avaliação é feito um estudo individual sobre valores, datas de vencimento, que tipo de impressora, quantas, onde e como inseri-la na empresa que contrata os serviços. [pic 4]

Após este estudo a solicitação é encaminhada para supervisor administrativo que faz todo processo burocrático de análise e cadastro contratual do cliente em nosso sistema.

Em seguida as informações são passadas para o setor técnico, onde é verificado se a impressora solicitada necessita de ajustes, nesta etapa a impressora solicitada passa por uma manutenção preventiva. [pic 5]

Caso necessite de peças, o setor de compras entra em contato com fornecedores parceiros, nesse processo ele estuda o material com melhor custo benefício e maior qualidade para dar andamento aos processos operacionais de envio da impressora.

Após encontrar o fornecedor adequado para necessidade à nota é emitida é transferida ao setor financeiro que cuida para que o pagamento seja feito e o pedido liberado. [pic 6][pic 7]

Em seguida as informações são encaminhadas para o setor de suprimentos que é o responsável pelas solicitações de cartuchos reservas, módulos e/ou peças que deverão ser despachadas juntamente com o técnico responsável e a impressora.[pic 8]

Feito isso a solicitação é encaminhada para setor de re-manufatura que é onde os cartuchos são devidamente montados, testados e embalados.[pic 9]

Após esse procedimento, a impressora e os insumos são encaminhamos para o setor de logística que cuida para que o envio seja encaixado na rota do motorista no dia solicitado pelo cliente.

Há duas opções para a instalação:

O próprio Analista de a RCOUT levar e instalar a impressora [pic 10]

O motorista levar a impressora e a instalação da impressora ser feita posteriormente presencialmente ou virtualmente conforme a necessidade do locador. [pic 11]

Após instalação, o setor administrativo entra em contato mensalmente com o cliente via e-mail ou telefone para pegar o que chamamos de “contador de páginas”. A pessoa responsável faz o controle de contagens, preenche no sistema para que o setor financeiro possa emitir o faturamento de acordo com acordo contratual de cada cliente. [pic 12]

  1.  PRODUTOS E CLIENTES
  1. PRODUTOS PRINCIPAIS:
  • Impressão de crachás;
  • Impressoras a laser;
  • Impressoras térmicas;
  • Impressoras multifuncionais;
  • Impressoras em grandes formatos (para plantas).

Existem inúmeras marcas consagradas por apresentarem qualidade e robustez, como: Sharp, Okidata, HP, Brother, Lexmark e Xerox, todas são disponibilizadas para aluguel de impressoras realizado pela empresa RCOUT Technology.

  1. CLIENTES-ALVO.

Para RCOUT conta com uma estrutura personalizada para atender cada cliente, sendo empresas de pequeno, médio e grande porte que estejam interessadas em reduzir custos de impressão e controlar sua produção e fluxo de documentos independente de seu ramo de atuação.

Atualmente trabalha com empresas de vários seguimentos, como por exemplo: Liberty Seguros, Conbras Engenharia, Primax Transportes.

[pic 13]

Figura 7: Clientes.

  1.  PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO.
  • RPM Soluções em Impressão
  • Gtecno Outsourcing de Impressão

[pic 14]

Figura 8: Principais Concorrentes.

  1.  PRINCIPAIS INSUMOS
  1. PRINCIPAIS PRODUTOS E MATÉRIAS-PRIMAS ADQUIRIDOS DE FORNECEDORES.

Entre os principais insumos para impressoras, estão:

  • Toners;
  • Chips;
  • Cilindros;
  • Reveladores.

[pic 15]

Figura 9: Toner Original Brother Tn360 360 | HL2150  MFC7840W HL2170

[pic 16]

Figura 10: Kit Toner para Xerox Phaser 6510 WC6515

  1. REVISÃO CONCEITUAL:

Com a crescente atenção que o estudo de processos organizacionais e de sua gestão tem recebido, existem diversas proposições, análises e teorias em suas organizações. Sendo assim, chega-se a fundamentação de que todo trabalho faz parte de algum processo organizacional, visto que não existe serviço ou produtos oferecidos por uma determinada empresa sem uma forma de processo e vice-versa, contudo, não tem a possibilidade de um processo organizacional não oferecer algum serviço ou produto para uma empresa.

De maneira geral vemos que os processos nas empresas são de extrema importância para garantir uma organização adequada a cada situação.

A primeira característica importante dos processos é a Inter funcionalidade que cruza fronteiras funcionais a fim de produzir um resultado para o cliente ou para outro processo de negócio, conhecido como gestão horizontal         pois  desenvolvem disposto em ângulo reto à estrutura vertical típica das organizações estruturadas funcionalmente.

Já conceito de gestão vertical se trata daquela que representa a estrutura clássica de uma empresa que possui um organograma com vários níveis administrativos e hierárquicos, portanto, é uma organização com uma alta cadeia de comando e organograma fixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com