TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURANTE FELLINI: GESTÃO COM PESSOAS

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO _        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

O ser humano hoje é inteiramente determinante, sua capacitação e motivação é que tornam possível a eficiência e produtividade das organizações.

A Gestão Participativa institui estruturas descentralizadas, onde se faz necessário à sobrevivência da empresa, em que relacionamento cooperativo passa a ser um instrumento primordial para superar os conflitos internos e as mudanças nas relações do trabalho.

Esta produção textual visa, elencar os fatores que levam o Restaurante Fellini a seguir o pressuposto da Gestão Compartilhada, como ferramenta para o sucesso.


  1. DESENVOLVIMENTO

A prática da gestão participativa estabelece a valorização do relacionamento, ou seja, tratar as pessoas com educação e demonstrar, sempre, a importância delas para a empresa. Nesse contexto, é imprescindível que o líder seja justo em suas ações.

Para um maior engajamento, é necessário que os empregados saibam sobre os rumos que a empresa irá seguir e participem sobre as decisões a serem tomadas.

Verificamos que os Gestores do Fellini trabalham bem neste aspecto, e que construíram um modelo de gestão democrática, saudável e duradoura.

O conjunto estipulado para empresa Fellini, nos revela que para a Gestão Participativa a liderança democrática, é o estilo mais eficaz, pois faz com que os colaboradores se sintam mais responsáveis, desempenhando suas atividades mesmo na ausência de seu líder.

Citaremos alguns fatos relacionados ao restaurante que poderiam causar situações estressora e as ações preventivas tomada pelos gestores:

Pressão exercida pela existência de grande concorrência:

Um dos fatores que poderia acarretar uma situação de estresse, é a ampla concorrência que há no entorno do Fellini. De acordo com o relatado no case: Diversos restaurantes reconhecidos na cidade oferecem aos clientes as mais diversas opções em gastronomia e em qualidade de serviço.

O Sr Nelson Laskowsky, por sua vez, possui uma rotina constante de aprendizado - leituras sobre negócios e administração, feiras de alimentação pelo mundo afora, livros sobre Marketing, Gestão de Pessoas, etc. -, além da vasta experiência adquirida ao longo da jornada profissional.

Para se destacar em meio à concorrência, implementou uma oferta diferenciada, auxiliada por seus comprometidos e eficientes funcionários. Tais atitudes, já revelam modos de prevenção e intervenção contra situação estressora por meio de ações cognitivas e comportamentais.

Verificamos aí que comprometimento e eficiência por parte dos funcionários é possível graças à forma de gestão adotada pelo líder da empresa.

Outro exemplo daquilo que poderia ser uma fator estressor, seria a existência de um “mau-funcionário” no empreendimento.

A partir disso, destacamos como um ponto importantíssimo de prevenção ao estressor:

A estratégia de preferência a parentes (ou amigos) dos funcionários atuais, pode surtir efeito para evitar a contratação de um mau colaborador. Afinal, um funcionário com uma história junto ao restaurante, não deseja “queimar o seu filme” indicando uma má pessoa para ocupar o cargo em aberto. Elencada essa estratégia, a avaliação do candidato com relação: à segunda aptidão, sobre o que é uma boa empresa, como se constrói um bom ambiente de trabalho, fatores que levam ao sucesso, o nível de conhecimento que o candidato possui da empresa e por último, o sonho a ser realizado.

Além prevenções por meio de mudanças cognitivas e comportamentais, a prática de exercícios físicos é importantíssima para lidar com situações estressoras. Com relação ao Fellini, há um incentivo à práticas esportivas bastante desenvolvido.

Qualidade de vida no trabalho (QVT)

A qualidade de vida no trabalho, pode ser considerada como as ações de uma empresa em prol de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção QVT, ocorre no momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo. O posicionamento representa o fator diferencial para o diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, na empresa.

Geralmente a maioria das organizações, relega a necessidade de um saudável ambiente de trabalho, classificando o mal-estar como um problema de exclusividade do funcionário.

Evidenciando o modelo de Gestão adotado pelo restaurante Fellini, verificamos a contemplação de vários indicadores de QVT, como:

Compensação justa e adequada - demonstra o nível de satisfação dos empregados em relação aos seus rendimentos. Os valores são comparados com as tarefas desempenhadas e, ao mesmo tempo, com as remunerações externas e internas à Empresa. Esse quesito é um dos fatores mais importantes no Fellini. As várias formas de remuneração, envolvem, além do salário: alimentação no ambiente de trabalho, seguro médico e odontológico e remédios para toda a família, cesta básica aos pontuais, e diversos prêmios em dinheiro, são de extrema importância para a satisfação e manutenção dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com