TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE COMO ENLOUQUECER SEU CHEFE

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 10

EFEITOS E PREJUIZOS QUE ASSOLAM O SEMIARIDO CEARENSE A CADA PERIODO DE LONGAS ESTIAGENS

Igor Vilarouca Peixoto Correia[1]

Jader Rodrigues de Oliveira

Patrícia Carlos Cavalcante

Wagner Lopes Paiva Araújo

Jessé Gomes Ferreira[2]

Verde: Banner.

Normal: Apresentação

Palavras Chave: Seca. Ceará. Semiárido. Estiagem

1 INTRODUÇÃO

Observa-se que a seca no semiárido do estado do Ceará é um fenômeno previsto, porém o sofrimento para grande parte da população desta região é inevitável. A falta de chuva por longos períodos, traz junto com ela, perda de safra, desemprego, fome, miséria e sede; tanto para o homem quanto para os animais. Além do mais, parte do dinheiro desse povo nesses longos tempos de estiagem, acaba mudando de direção, pois passa a ser gasto na compra de água, tanto para o consumo humano quanto para o consumo animal, rações e medicamentos para os bichos, com a esperança de escapa-los até o próximo inverno, dentre muitas outras coisas. Porém algumas medidas podem ser tomadas para amenizar toda essa situação, no entanto, é preciso que haja um envolvimento político muito sério para tratar do problema, bem como um envolvimento e colaboração de toda a sociedade.

Diante de um cenário tão complexo, a vida do sertanejo no semiárido nordestino fica cada vez mais abalada com a falta de chuvas na região, pois a média do período de estiagem é de 3 a 4 anos e a média pluviométrica anual desta região está cada vez mais distante do ideal, o que acaba causando prejuízos que são incalculáveis, e tratando-se de um problema tão repetitivo, por que a seca ainda causa tantos transtornos para essa região?

Por mais que a seca seja um fenômeno intrínseco a o estado do Ceará e que tenham sido desenvolvidas inúmeras políticas visando minimizar os problemas que dela decorrem, quer por desvios de recursos, quer por falta de ampla compreensão do problema e comprometimento conjunto dos agentes; a cada período prolongado de estiagem o impacto causado é significativo, principalmente, entre aqueles situados em condição de vida mais frágil, com tendência à perpetuação do quadro para o futuro.

O interesse por esse estudo surgiu mediante a necessidade de identificar meios, para que a população moradora da região afetada pela seca no Estado do Ceará, minimize o seu sofrimento nos longos períodos de estiagem e que desenvolva mecanismos de controles dos poucos recursos que se tem.

A cada seca, os prejuízos são desastrosos para essa população e observa-se que os investimentos destinados a combater a seca, ainda são insuficientes e a conscientização da população é muito pouca.

Por isso a principal contribuição do projeto é demonstrar que existem muitas alternativas de melhoramento de convívio com a seca na região.

Verificar quais as políticas públicas e as estratégias por parte da população para amenizar e melhor conviver com a seca no semiárido cearense.

  • Analisar quais ações desenvolvidas pelos órgãos públicos voltadas para amenizar os efeitos causados pelas grandes estiagens que assolam o sertão cearense.
  • Verificar a eficácia das ações desenvolvidas pelos órgãos públicos para reduzir os impactos causados pela falta de chuvas por longos períodos.
  • Identificar quais impactos financeiros, os longos períodos de estiagem, causam para a população do semiárido cearense.

Verde e branco: banner e apresentação.

2 OBJETIVOS

5.1 Geral

Verificar quais as políticas públicas e as estratégias por parte da população para amenizar e melhor conviver com a seca no semiárido nordestino.

5.2 Específicos

  • Analisar quais ações desenvolvidas pelos órgãos públicos voltadas para amenizar os efeitos causados pelas grandes estiagens que assolam o sertão nordestino.
  • Verificar a eficácia das ações desenvolvidas pelos órgãos públicos para reduzir os impactos causados pela falta de chuvas por longos períodos.
  • Identificar quais impactos financeiros, os longos períodos de estiagem, causam para a população do semiárido nordestino.

3 METODOLOGIA

A pesquisa realizou-se através de dados bibliográfico, que segundo Fachin (2006, p. 120) em termos genéricos, é um conjunto de conhecimentos reunidos em obras de toda natureza. Tem como finalidade conduzir o leitor à pesquisa de determinado assunto, proporcionando o saber. Ela se fundamenta em vários procedimentos metodológicos, desde a leitura até como selecionar, fichar, organizar, arquivar, resumir o texto; ela é a base para as demais pesquisas. De caráter exploratória, ...” Tem como proposito proporcionar maior finalidade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito” ... (SELLTIZ et. al, 1967, pag. 63 apud GIL 2010, p. 27). Descritiva que de acordo com GIL (2010, p. 27) “tem como objetivo a descrição das característica de determinada população”. E ainda aplicada, “pesquisas voltadas à aquisição de conhecimentos com vistas à aplicação numa situação especifica”. (GIL 2010, p. 27). “Os dados quantitativos consistem em números que representam contagens ou medidas e os qualitativos são caracterizados por alguma característica ou algum atributo”. (LUDWIG, 2012, p. 91) classificou-se como uma descrição quantitativa e qualitativa.

Para enriquecer as informações, foi realizada uma pesquisa de campo, que de acordo com Andrade (2001p.127) “assim é denominada por que a coleta de dados é efetuada em “campo”, onde ocorrem espontaneamente os fenômenos, uma vez que não há interferência do pesquisador sobre eles”. Nesse caso as pesquisas foram realizadas nos distritos de: Conjunto Beta, situado à 6 km da sede do município de Icó/CE, localidade está privilegiada por recurso hídricos através de canais vindos do açude de Lima Campos. E a outra localidade denominada Solidral, distante 8 km da sede do mesmo município, lugar este muito carente de água. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foi um questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas de fácil assimilação, através de população e amostra, “o termo população será entendido como o conjunto completo de todos os dados a serem estudados, e o termo amostra como o sub conjunto extraídos de uma população”. (LUDWIG, 2012 p. 91). Foram realizadas também entrevistas com dois órgãos do governo: DNOCS e EMATER/CE  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com