TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Não tenha medo de ser chefe

Por:   •  29/6/2019  •  Resenha  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento Estratégico

Não tenha medo de ser chefe

Bruce Tulgan

Alunos (as): Alexsandra Carvalho – (1º Período)

 Eduarda Nelo – (1º Período)

 Júlia Hessel – (1º Período)

 Mayara Procaci – (1º Período)

 Milena Mariquito – (3º Período)

 Samuel Carlos – (1º Período)

Professora:        Fernanda Silva

Cataguases – MG

2019

Atualmente, tem se tornado muito difícil encontrarmos bons gerentes de pulso firme, que não tenha o medo de chefiar. Inúmeros gerentes tem o receio de designar tarefas para seus liderados, entrando em um estrondoso conflito futuro.

Gerentes eficientes, precisam estabelecer para seus funcionários quais sãos os papéis de cada um, evitando assim, conflitos no momento de delegar as tarefas. Dialogar bastante é um ótimo mecanismo para que ocorra tudo da melhor forma. Saber gerenciar pessoas é essencial para se ter bons resultados, saber agir na hora da pressão e sempre supervisionar o trabalho de seus subordinados, conhecendo então a função de cada um. Não precisa ter medo de ser chefe. Conhecendo as condutas de um bom gerenciamento, dificilmente há falhas, e quando há erros, se torna mais descomplicado retomar ao caminho correto.

Se tornar um responsável competente, exige prática. Uma execução diária até que se torne hábito em sua vida. Algo que se tenha cada vez mais sede de conhecimento. Mas primeiramente, é importante saber antes de tudo, gerenciar a si mesmo.

Uma eficiente forma de gerenciar é estar sempre organizando reuniões quando necessário e acompanhar o andamento do desempenho requerido. Listar como está o desempenho de cada funcionário e conscientizar o que se precisa aperfeiçoar. O gerente precisa ajudar o seu liderado a desenvolver algo em que ele esteja com dificuldade, conduzindo-o para que se tenha excelentes resultados. Nunca se esqueça: a responsabilidade de gerenciar é sua!

Pode-se entender que há uma importância em separar a relação amizade com o trabalho. Existe sim, inúmeros casos em empresas que ultrapassam a intimidade, compartilhando assuntos pessoais, estabelecendo uma relação mais próxima e esquecendo do que realmente é válido. Isso pode prejudicar quando for necessário em que aja uma cobrança, fazendo com que a autoridade possa diminuir ou se tornar ineficiente. Existe a questão de que após mostrar essa autoridade e haver uma relação próxima, o subordinado pode não assimilar e criar um conflito, tanto no contato pessoal, social e no profissional. Por isso, precisa-se falar abertamente, definir quem decide, quem é o líder, porém, não deixando de lado a flexibilidade de ambos lados, saber falar ou brincar na hora certa, no tom ideal. Saber ser amigo do seu liderado fora e dentro da empresa, porém exigir respeito dentro da instituição momento certo.

Há grande erro ao vermos alguns líderes em tratar as pessoas da mesma forma, afinal, cada pessoa tem o seu tempo. Existem pessoas que são mais ágeis em determinados setores, e outras que caminham mais devagar, necessitam de mais preparo, mais acompanhamento de perto. Isso não as tornas incapazes, é normal termos essa diferença de conhecimento de uma pessoa para outra, umas desenvolvem mais realmente. Porém um bom gerenciamento é eficaz. Um olhar mais minucioso de um ágil gerente, pode identificar quais as qualidades que seu subordinado precisa que dê mais ênfase para ocorrer bons resultados. Por isso, inserir esse artificio na sua forma de chefiar, se torna bastante favorável na busca de grandes frutos na empresa.

O cargo de gerencia, requer conhecimento e dedicação, para que se possa saber e entender tudo o que está acontecendo dentro do local de trabalho. É necessário fazer com que os liderados entendam que o cargo de gerente é diferente do deles, que precisam escutar e exercer as funções de quem está acima propõe. Gerente tem a função de cobrar a responsabilidade pessoal de seus integrantes de equipe, precisa exigir que nada desande e prejudique a empresa. Ser dedicado, participativo, preparado e saber recompensar seus funcionários, é uma das formas mais importantes de haver competência no gerenciamento. Os funcionários têm a reponsabilidade de se justificar para o seu gerente sobre suas ações, esclarecer tudo o que foi feito e até mesmo o que poderá ser executado. É importante fazer com que os subordinados saibam que eles serão responsabilizados por cada ação que cometerem dentro do seu ambiente de trabalho. O gerente precisa obter uma saída e fazer com que atividades andem e que seus subordinados comecem a respeitá-lo e obedece-lo, sem oposições.


É indispensável ao gerenciar, detalhar a tarefa para o seu funcionário: o que ele deve fazer, como fazer e estabelecer um prazo para a entrega de forma clara, para que então o subordinado tenha meta e dever a cumprir da forma correta. Todos os funcionários precisam de direção para saber o que deverá ser feito e o que precisa ser melhorado, e assim, sair tudo como planejado, e que ninguém perca tempo. Fazer perguntas para os colegas de trabalho, pode auxiliar o gerente a chegar em novas ideias e implementar certas decisões. O chefe, jamais abaixa a cabeça para os seus subordinados, se ele estiver certo do que está propondo. Saber sempre a hora de mudar algo para que tudo funcione de uma maneira melhor e montar a estratégia correta para isso, é essencial para o bom trabalho do gerente. É dever enfrentar mudanças e repassar isso, deverá ser escutado e respeitado, tudo o que for dito. Ensinar a ter hábitos bons é fazer com que eles respeitem o que está sendo passado, que façam tudo da maneira melhor e mais positiva. Não tenha medo de ser chefe. Seguir as regras, ter conhecimento do que está se passando dentro do local de trabalho e se impor sempre que for necessário, fará com que sua empresa não perca o ritmo nunca.

Tem-se dois tipos de gerentes: os que acompanham minuciosamente o desempenho de seus funcionários, em todos os detalhes, e os que simplesmente não exigem nada, não se interessam em como são as funções de cada um, o que se precisa melhorar, quais recursos são necessários aperfeiçoar. Porém, um grande gerente precisa relacionar-se bem para atribuir corretamente suas responsabilidades, ganhando confiança e respeito de todos.

Querer saber de todos os detalhes faz um grande líder ser respeitado e trará também poder na hora de gerenciar. Acompanhar com atenção e conhecer um pouco de cada funcionário e o que ele faz, o deixará munido de conhecimento em qualquer julgamento, aumentando sua produtividade, qualidade e experiência profissional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com