TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  3.814 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACIT – FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESUMO GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

THALITA MARTINS

ARAGUAÍNA-TO

NOVEMBRO 2014

RESUMO GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

THALITA MARTINS

Trabalho apresentado à FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, para obtenção de nota na disciplina de Psicologia Organizacional no curso de Administração como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Edvaldo Araujo

ARAGUAÍNA-TO

NOVEMBRO 2014

Resumo Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações

        

Há uma grande importância de estudar os grupos, sendo que somos tão acostumados em ter pessoas em nossa volta que nos esquecemos de da sua importância e influência em nossos comportamentos e decisões. A vida do ser humano é em grupo, desde que nascemos somos expostos a um conjunto de pessoa tais como pai, mãe, irmãos, tios, tias, avós, e nos relacionamos bem com todos e aprendemos uma linhagem comportamental que nos permitem conviver e sermos membros dessa família e da mesma forma são as profissões, cada uma tem u seu comportamento distinto. É engraçado quando estamos em um ambiente novo e que não conhecemos ninguém, é notório como nos sentimos frágeis e buscamos algo ou alguém conhecido para que se possa fazer do ambiente seguro.

        Grupo pode-se definir como um conjunto de mais de uma pessoa com o mesmo objetivo, necessitando de algum tipo de interação durante um longo período e se conhecem entre si, com isso são estabelecidas normas sociais e são conhecidas por todos do grupo e da mesma forma são as organizações e o Administrador tem que ter a capacidade de lidar com essas normas e orientá-las para os objetivos organizacionais, que implica necessariamente em lidar com diferentes percepções e abrir formas de expressão de para as forças de ação exercidas no grupo.

        Nosso comportamento é fruto tanto da nossa personalidade, quanto nas características do grupo; todos querem aparecer bem perante os demais e para administrar pessoas é preciso entender que o grupo é maior que os indivíduos, apesar de ser constituídos pelos mesmos. Mas gerenciar pessoas é uma tarefa muito complexa, sendo possível estabelecer normas de comum acordo que favoreçam as metas organizacionais e que harmonizam com as necessidades individuais. O problema é decidir qual grupo esta correto, Sherif (1966) propõe que: modifica-se sua percepção através da interação, a maneira em que as pessoas percebem o mundo é resultado dos processos de interação e construção coletiva e é constituída de forma contínua. Os grupos ajustam entre os membros para alcançar os seus fins e foi descoberta o quanto as variáveis psicológicas podem influenciar na produtividade.

        A comunicação é entendida como o processo de receber mensagens, interpretá-las e responder para outras pessoas e na verdade é interpretada por  cada um dos receptores.

        Liderança é um fenômeno grupal, ele existe em determinada circunstância e não de forma descontextualizada, no cenário organizacional é evidente as equipes de trabalho, esta á procura de mecanismos que favorecem a eficácia e desenvolvimento dos indivíduos.

        Há uma diferença entre grupo e equipe, grupo o esforço é individual,  responsabilidade individual, objetivo de trabalho individual e unidades de trabalho independentes; já a equipe o esforço é coletivo, responsabilidade compartilhada pelos resultados globais, objetivo de trabalho compartilhado e unidades de trabalho semi-autônimas ou autônomas, sendo o mais importante os indivíduos e suas relações interpessoais positivas. Equipes de trabalhos passam por fases até atingirem o desempenho em tarefas, e são elas: a formação que é quando começa a descoberta um do outro; o conflito que dá-se inicio a um processo de ajuste ou negociação; a normatização que se aplica a coesão e identificação dos membros da equipe como característica; desempenho que constitui a execução das atividades e a desintegração que é quando os objetivos da equipe são atingidos e não há mais motivos para continuar a existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com