TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SÍNTESE - GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

Por:   •  23/6/2016  •  Resenha  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO SÍNTESE

CAPÍTULO 6 DO PMBOK - GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

O Gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do  projeto. Possui os seguintes processos:

        1 – PLANEJAR O GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA: O processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto. Os processos de gerenciamento do tempo do projeto e suas ferramentas e técnicas associadas são documentados nele.

        O plano de gerenciamento do cronograma (PGO) é auxiliar do, e integrado ao, plano de gerenciamento do projeto,  identifica um método e uma ferramenta de cronograma, e estabelece o formato e critérios para o desenvolvimento e controle do cronograma do projeto, usa as saídas dos processos para definir e sequenciar as atividades, estimar os recursos e as durações das atividades em combinação com a ferramenta de cronograma para produzir o modelo do cronograma.

        

        O PGO estabelece as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto, fornece orientação e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto. Pode ser formal ou informal, altamente detalhado ou generalizado, baseado nas necessidades do projeto, e inclui os limites de controle apropriados.

        O PGO define como as contingências do cronograma serão reportadas e avaliadas. Pode ser atualizado para refletir uma mudança na maneira como o cronograma é gerenciado. Pode estabelecer, por exemplo, o desenvolvimento do modelo do cronograma, o nível de exatidão, as unidades de medida, associações com procedimentos organizacionais, manutenção do modelo do cronograma do projeto e limites de controle, regras para medição do desempenho, formatos de relatórios e descrições dos processos.

        Entradas: plano de gerenciamento, termo de abertura (apresenta o resumo do cronograma de marcos e os requisitos de aprovação do projeto que influenciarão o gerenciamento do cronograma do projeto), fatores ambientais (estrutura e cultura organizacionais, disponibilidade de recursos e habilidades, software de planejamento, Informações comerciais publicadas, e sistemas organizacionais de autorização do trabalho e ativos de processos organizacionais (ferramentas de monitoramento e relato das informações a serem utilizadas; Informações históricas, ferramentas de controle do cronograma; políticas, procedimentos e diretrizes existentes, formais ou informais, relacionadas ao controle do cronograma, modelos, diretrizes para encerramento do projeto, Procedimentos de controle das mudanças, e procedimentos de controle de riscos).

        Ferramentas e técnicas: opinião especializada, metodologia de elaboração do cronograma, ferramentas e técnicas de cronograma, abordagens e formatos de estimativa, software de gerenciamento de projetos, técnicas de paralelismo ou compressão do cronograma do projeto,  planejamento em ondas sucessivas, antecipações e esperas, análise de alternativas, métodos de avaliação do desempenho do cronograma e reuniões

        Modelo do cronograma: representação do plano para a execução das atividades do projeto incluindo durações, dependências, e outras informações de planejamento, usado para produzir um cronograma de projeto com outros artefatos do cronograma.

        2 – DEFINIR AS ATIVIDADES: Processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. Tem como principal benefício a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base para estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos do projeto.

         Processo criar a EAP:  identifica as entregas no nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP), o pacote de trabalho. Os pacotes de trabalho são tipicamente decompostos em componentes menores (atividades) que representam o esforço de trabalho necessário para completar o pacote de trabalho.

        Entradas: plano de gerenciamento do cronograma, linha de base do escopo, fatores ambientais (estrutura e cultura organizacionais, Informações comerciais publicadas a partir de bancos de dados comerciais, e Sistema de informações de gerenciamento de projeto – SIGP) e ativos de processos organizacionais (base de conhecimento de lições aprendidas, processos padronizados e políticas)

        Ferramentas e técnicas: decomposição (técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de gerenciar), planejamento em ondas sucessivas e a opinião especializada.

        Saídas: lista de atividades (abrangente, inclui todas as atividades do cronograma necessárias no projeto), atributos das atividades (ampliam a descrição das atividades através da identificação dos múltiplos componentes associados a cada uma) e lista de marcos (pontos ou eventos significativos no projeto).

        3 – SEQUENCIAR AS ATIVIDADES: processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. Tem como principal benefício a definição da a sequência lógica do trabalho a fim de obter o mais alto nível de eficiência em face de todas as restrições do projeto.  Todas as atividades e marcos, com exceção do primeiro e do último, devem ser conectados a pelo menos um predecessor com uma relação lógica término para início ou início para início e a pelo menos um sucessor com uma relação lógica término para início ou término para término.

         As relações lógicas devem ser projetadas para criar um cronograma de projeto realista. O uso de tempo de antecipação ou de espera pode ser necessário entre as atividades para dar suporte a um cronograma de projeto realista e executável. O sequenciamento pode ser executado através do uso de software de gerenciamento de projetos ou do uso de técnicas manuais ou automatizadas.

        Entradas: plano de gerenciamento do cronograma (identifica o método e a ferramenta de cronograma a serem usados no projeto, que guiará o sequenciamento das atividades), lista de atividades (contém todas as atividades do cronograma necessárias no projeto, que deverão ser sequenciadas),  atributos da atividade (podem descrever uma sequência necessária de eventos ou relações definidas de predecessores ou sucessores), lista de marcos (pode conter datas agendadas para marcos específicos, que podem influenciar a maneira como as atividades são sequenciadas), especificação do escopo do projeto, fatores ambientais (Padrões governamentais ou dos setores econômicos, Sistema de informações de gerenciamento de projetos - SIGP, ferramenta de cronograma, e sistemas de autorização de trabalho da empresa) e ativos de processos organizacionais (arquivos de projetos da base de conhecimento da corporação usada para metodologia de agendamento, políticas, procedimentos e diretrizes formais e informais existentes relacionados com o planejamento de atividades)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (621.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com