TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  29/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

RESUMO AULA 3

[pic 2]

Elaborado por: Gustavo Henrique Penna

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Turma: ONIL021Z5-POPRJSP16T2 – 309858/2021

        Estrutura Organizacional

Estrutura Funcional

   Normalmente nós temos uma estrutura hieratizada, ou seja, partimos dos diretores, gerência e operadores, subdividas em departamentos, tais como, Financeiro, Marketing, Produção e assim por diante. Normalmente o Gerente de projeto nessa estrutura, possui o nome de Coordenador ou supervisor de Projeto, ele realmente vai ter o papel de coordenar ou supervisionar o projeto.

   Nessa estrutura ele não planeja o projeto, o projeto já chega planejado para o gerente de projeto apenas controlar o andamento, ou seja, escopo, tempo e orçamento estão pré-estabelecido e caso algo de errado o andamento do projeto o responsável é o Gerente de Projeto.

   A equipe nesta estrutura é montada para cada projeto, saindo de cada departamento, apenas para esse projeto específico e a equipe normalmente não é locada 100% para aquele projeto, fazendo apenas parte do projeto no tempo delimitado em projeto.

   A autoridade do Gerente de Projeto costuma ser bem pequena tendendo a zero e quando o projeto acaba a equipe caso tenha sido realocada para o projeto elas voltam para seus setores.

Estrutura Projetizada

   Nesta estrutura, o Gerente de projeto possui o Poder total, sua equipe é montada para que tenha 100% do seu tempo locado no projeto, entretanto no final do projeto caso não possuía vinculo com a empresa essa pessoa é descartada, pois não existe mais serviço para pessoa contratada, nesse tipo de estrutura pode gerar também muita redundância, por exemplo contratar um comprador para cada projeto, pois o cargo costuma não compartilhar os operadores, mas em uma estrutura projetizada organizada de forma a otimizar custos, podemos ter reaproveitamento de pessoas em diversos projetos, por exemplo, ter contratado um comprador para mais de um projeto.

Estrutura Matricial Fraca

  Nesta estrutura nós tempo uma junção da Estrutura Funcional pegando algumas coisas da Estrutura Matricial Projetizada, na Matricial Fraca as equipes continuam vindo dos diversos departamentos, assim como na Estrutura Funcional, tendo sua rotina parcial, ou seja, tendo apenas um tempo determinado durante sua escala para trabalhar no projeto.

  A hierarquia continua sendo o chefe do departamento, o Gerente de Projeto não possui um poder maior que o chefes do departamento, tendo que ser político para conseguir as pessoas certas no horário certo para seguir com o andamento do projeto.

Estrutura Matricial Balanceada

   Nesta estrutura, assim como a Estrutura Matricial Fraca, a Estrutura Matricial Balanceada possui a estrutura organizacional da Estrutura Funcional pegando alguns aspectos da Estrutura Projetizada, neste caso temos um avanço no poder do Gerente de projeto, possuindo ou um departamento de Projetos, ou possuindo um Escritório de Projetos (PMO) contratado, tempo dedicado ao projeto é total, estando no mesmo nível que os chefes de departamento, ele possui o mesmo nível de poder podendo discutir sobre conseguir verbas, ou conseguir a mão de obra necessária. O time continua com o tempo parcial.

Estrutura Matricial Forte

  Nesta estrutura ela também possui o mesmo modelo da Matricial Fraca e Matricial Balanceada, com o diferencial que todo o time de projeto tem seu tempo 100% alocado no projeto e finalizando o projeto eles voltam para seus Departamentos. Neste modelo nós temos um departamento de Projeto, com um Gerente de Projeto também 100% alocado.

Escritório de Projetos

   É uma estrutura funcional, cujo objetivo principal é aumentar a maturidade de Gerenciamento de Projeto na organização. Valorizando a figura de Gerente de Projeto na Organização, servindo de apoio ao GP. A implementação do Escritório de Projeto precisa ser muito bem estruturada, pois burocratizar as coisas não é algo ruim, mas burocratizar sem objetivo pode colocar a estrutura toda da organização contra o Escritório de Projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (878.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com