TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISAO CONCEITUADO

Por:   •  20/4/2015  •  Ensaio  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

2 - REVISÃO CONCEITUAL, IDENTIFICAÇÃO DE PRATICA E ANALISE

2.1 - Teoria da administração cientifica:

2.1.1 - Fundamentos da Teoria:

Fundada em 1880 o berço da administração cientifica foi à sociedade americana dos engenheiros mecânicos (ASME) da qual Taylor era sócio e presidente.

Na qual se se baseava em três fases da administração:

1º- Ataque aos problemas de salários, estudo sistêmico do tempo, definição de tempo padrão e sistema de administração de tarefas.

2º - Aplicação de escopo da tarefa para a administração, definição de princípios de administração do trabalho.

3º- Consolidação dos princípios proposição de autoridade e responsabilidade dentro da empresa e distinção entre técnicas e princípios.

Na terceira fase da administração cientifica, Taylor desenvolveu os objetivos que seriam:

- Criar uma ciência para cada componente do trabalho.

-Escolher cientificamente e instruir o colaborador que ‘’’’’’’ elegia seu cargo e se especializava da melhor maneira.

- Auxiliar de forma sincera com os colaboradores, garantindo que o trabalho seja executado de acordo com os princípios da ciência desenvolvida,

- Com uma divisão quase igualitária de funções e responsabilidades entre administradores e trabalhadores.

2.1.2 - Identificação das Praticas de Gestão em relação à produção de bens ou serviços:

De acordo com o estudo feito a HP Serviços aplica de forma sistêmica e vários conceitos de administração cientifica mesmo sem ter noção que isso tem um estudo formado como base.

Todos os funcionários são ‘’’’’’’ de maneira a maximizar o desempenho e facilitando também o trabalho de supervisão dos mesmos.

[EMBRATEL/ ITAU BBA/ ITAU UNIBANCO/ NET]

Algumas empresas necessitam de acompanhamento ‘’full time’’ por isso a necessidade de funcionários que se dediquem a sua especialidade apenas em seu setor.

2.1.3 - Analise e sugestões de melhorias

Os resultados de uma empresa são alcançados a partir da soma de vários esforços. Muitas vezes,esses esforços não são desempenhados por igual, ainda que as metas sejam alcançadas pelo conjunto dos colaboradores.

Garantir o equilíbrio justo da divisão de tarefas é um desafio para os lideres, a quem cabe zelar não só pela produtividade do time como um todo, mas também pelo bom funcionamento de cada peça do quebra cabeça. A divisão das tarefas busca fazer com que as pessoas se concentrem numa determinada atividade de forma que possa realiza-la da forma mais rápida e correta possível.

1- Dividir os funcionários conforme suas especialidades.

2- Dividir em grupos, para que a demanda veia ser feita mais rápida.

3- Lideres capacitados para tirar duvidas e ajudar

2.2 - Teoria Neoclássica:

A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, sendo compatível com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.

A mesma pode ser identificada através de algumas características marcantes: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.

O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.

Ela surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com