TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISTANDO O PROCESSO JUST IN TIME

Por:   •  12/3/2019  •  Artigo  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 13

              REVISTANDO O PROCESSO JUST IN TIME                                                                                                                          

                                                                                                  Núbia Brant Freire Martins                                                                                                                     Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri  

 

RESUMO

O processo Just in Time é uma filosofia aplicada na gestão empresarial para o planejamento e controle da produção com o foco em reduzir estoque, pois produz conforme a demanda. O artigo tem como proposito contribuir com a discussão sobre a relevância do processo. O Trabalho foi estruturado e compõe de uma revisão da teoria, ampliando seus conceitos, base histórica , o ensino de implementação do processo, as suas vantagens e desvantagens e exemplos reais de empresas que utilizam desse sistema.

PALAVRAS- CHAVES: Just in Time, processo, sistema, empresas, produção.

ABSTRAT:


The Just in Time process is a philosophy applied in business management for production planning and control with a focus on reducing inventory as it produces on demand. The purpose of the article is to contribute to the discussion about the relevance of the process. The work was structured and composed of a revision of the theory, extending its concepts, historical basis, teaching the implementation of the process, its advantages and disadvantages and real examples of companies that use this system.                                                                                         

  1. INTRODUÇÃO

O sistema Just in Time foi elaborado para criar um ambiente produtivo longe de desperdícios a favor de melhorar os processos de produção, a competitividade da empresa e agentes como qualidade preço e velocidades dos produtos.

O Just in Time é um conjunto de técnicas de administração da produção que produz somente de acordo com uma demanda, ou seja, produzir no tempo certo atendendo as necessidades de produção, utilizando o componente certo, no lugar certo na hora certa. (MARTINS, 2005)

O presente artigo abordará o conceito do procedimento, seu contexto histórico, as principais vantagens e desvantagens ao adotar este método e “cases” de empresas que usam do Just in Time.

  1. CONTEXTO HISTÓRICO

No Japão, na década de setenta, o modelo Just in Time foi desenvolvido pelo Taiichi Ono, na Toyota Motor Company, no momento que a empresa procurava efetuar um sistema de gestão, capaz de sistematizar a produção com a demanda de carros de modelos e cores diferentes em um tempo mínimo de atrasos. (ERPFLEX, 2018)

Logo após a Segunda Guerra Mundial, a empresa começou a produzir carros e a variedade de modelos diferentes de carros era pouca, com isso, era necessário trabalhar com a eficácia para fabricar menores lotes e qualidade de grandes empresas americanas. (EGESTOR, 2018)

A ideia de produzir somente o que o mercado demandava, passou a receber destaque e foram utilizados por outros fabricantes, e depois dos anos setenta os automóveis fabricados no Japão tornaram-se muito competitivos quanto os veículos fabricados por grandes empresas americanas. (EGESTOR, 2018)

Com isso o Just in Time virou mais que uma maneira de realizar gestão e sim uma filosofia que engloba a gestão do material, de qualidade, de produto, do trabalho e dos recursos humanos. (EGESTOR, 2018)

  1.  DEFINIÇÃO DO JUST IN TIME

O sistema Just in Time (JTI), é um termo inglês que é traduzido como “no lugar certo”. Refere-se um sistema de administração da produção que estabelece que nada pode ser fabricado, transportado ou comprado antes do “momento certo”. Associa a produção por demanda onde primeiramente vende o produto para depois ser comprado os materiais e fabrica-lo. (ERPLEX,2018)

A técnica justifica que toda ação que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerada desperdiço, logo, estoques custam dinheiro e preenchem espaços, paradas devido à espera do processo, sobras, repetições, são formas de desperdícios e devem ser eliminados ou reduzidos ao extremo. (MARTINS, 2005)

O sistema JTI adota o sistema de estoque zero, ou o mínimo. Pois há alguns anos, ocorria que, quando trabalhava com grandes estoques, o funcionário da linha de produção poderia errar várias vezes, já que o produto errado poderia ser substituído pelo que estava no estoque. Contudo, atualmente, empresas trabalham para que não possam ocorrer erros e alcançar as metas com eficácia já que o nível de estoque é baixíssimo e o erro pode causar problemas graves à empresa. Nesse sistema não existe estoque estático devido o produto ou a matéria-prima chega ao local no momento exato. (MARTINS, 2005)

Algumas características podem influenciar no funcionamento do JIT, um deles é o empenho dos contribuintes para com o processo. Por isso a empresa tem que ajudar, com politicas de treinamentos e reconhecimento dos trabalhos, por exemplo. (MARTINS, 2005)

Outro fator importante é a parceria entre fornecedor e empresa. Uma vez que a empresa trabalha com o mínimo de estoque possível, a mesma necessitará de um fornecimento de rapidez quando for necessário. Desta forma, a responsabilidade dos estoques é passada para o fornecedor, fazendo assim uma fidelidade entre ambos. (MARTINS, 2005)

Nos dias atuais, as empresas, principalmente montadoras, lidam com o sistema de consorcio modular, que consiste em uma aliança entre duas empresas ou mais que produzem e montam os componentes em um produto final sem o emprego de mão de obra pela empresa contratante. (EGESTOR 2018)

O maior objetivo desse sistema é a entrega de produtos e serviços no momento certo para imediata utilização. Com consequência, as melhorias serão continuas o estoque diminuído e a continuidade mais eficaz. É um processo que exige do gestor uma ideia de qual é o tempo correto, quantidade e local certo. (EGESTOR 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (135.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com