TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Just In Time e a sua relevância na diminuição dos custos de um processo produtivo

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

PELOTAS

2018


 Luciano soutruznik aguilar[pic 6]

[pic 7]

O sistema Just In Time e a sua relevância na diminuição dos custos de um processo produtivo.

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção  da Instituição Faculdade Anhanguera de Pelotas - RS

Orientador: Oziel Magdalena


Pelotas

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 Descrever a filosofia just in time        7

4.2 As tecnicas para colocar em execução os just in time        9

4.3 Reduções dos custos        10

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

De acordo com o estudo das revisões bibliográficas foram encontrados requisitos básicos para descrever a relevância dos Just In Time (JIT) na diminuição de custos do sistema produtivo, onde é abordado que o JIT não é apenas uma ferramenta e sim uma filosofia, afinal engloba todo  o planejamento, a organização e a execução de ações e medidas, é preciso comprometimento e compreensão de todos os envolvidos no processo, para se alcançar o objetivo da filosofia JIT.

A sua filosofia para ser implantada precisa passar por alguns processos e depende de ferramentas fundamentais, um sistema de produção enxuta com o sistema JIT precisa de funcionários estimulados, é preciso incentivar para poder tirar o máximo que o funcionário pode lhe oferecer, por isso é sempre importante destacar o trabalhador, dando responsabilidades e fazer eles exercerem mais de uma função, é preciso ter entendimento de todos no processo, o processo precisa ter uma visibilidade bem clara, manter o ambiente limpo e organizado é fundamental, assim como manutenção de equipamentos, a implantação de um leiaute adequado também é de suma importância, leiaute com a implantação adequada acelera o processo, acabando com gargalos.

Com a eliminação de movimentos desnecessários, é poupado tempo e dinheiro, o grande foco do sistema JIT é o quesito qualidade, qualquer forma de desperdício é preciso ser eliminado, assim como também é preciso eliminar ao máximo estoques e tempos ociosos, dessa maneira que o Just In Time ajuda coma redução de custos na produção.

1.1 O PROBLEMA

O crescimento da competitividade mundial é cada vez mais expressivo. Exigindo que o setor de produção das empresas tenha quatro características: resposta rápida, confiabilidade de entrega, habilidade em trabalhar com pequenos lotes versus grandes variedades e preços competitivos com base no custo da produção de fabricação.

Sendo assim, surge como problema de pesquisa o sistema Just In time na produção, consegue reduzir custos e desperdícios?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Verificar a importância da aplicação do sistema Just In Time na produção, as conseqüências positivas que o sistema pode proporcionar reduzindo custos e acelerando processos de fabricação.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever a filosofia Just In Time no processo produtivo.
  • Analisar as técnicas do Just In Time.
  • Apontar as reduções dos custos do processo produtivo.

3 JUSTIFICATIVA

O sistema Jus In Time (JIT) para um mercado cada vez mais competitivo globalmente é de suma importância, JIT está sempre visando aprimorar a produção e diminuindo custos, com desperdícios e assim viabiliza a produção eficaz em condições de custo.

Produzido apenas a quantidade correta, com local e momento definido, é drástica a redução de estoques, diminuindo o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos.

A escolha do tema além de afinidade pelo assunto, também mostra tudo que foi conversado e discutido desde o inicio da vida acadêmica, é um assunto onde abrange controle de qualidade, arranjo físico, logística, e principalmente redução de custos e produzir mais em menos tempo, e para adotar o JIT é preciso estar toda a linha de produção sincronizada, desde o fornecedor até a hora de acabar a produção do produto.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Descrever a filosofia just in time

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar como podem ser reduzidos os custos usando o sistema Just In Time (JIT) na produção. O JIT é por muitos declarado como uma filosofia, em meados dos anos 1980 as empresas deparam-se com a revolução em suas filosofias administrativas e nas tecnologias pelas quais a produção é realizada.

A definição mais completa do JIT, visa erradicar os desperdícios. Possibilitando uma produção eficaz em termos de custo, assim como a distribuição de quantidades corretas, no momento e local adequados, empregando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. O JIT é submetido a igualdade do fornecedor e do usuário. Apenas com aplicação de trabalho em equipe e envolvimento total de todos os elementos. A filosofia chave do JIT é a simplificação.(Voss, 1987)

As técnicas do JIT envolvem o processo por inteiro. Mudança de visão e de entendimento é de suma importância de todos os envolvidos, o JIT começa antes mesmo da implementação por abrange todos os envolvidos, direto e indiretamente. Mudança da mentalidade da alta e média administração, buscando a utilização da gerência por consenso.(Junior, 1989)

A fase de implementação começa com educação e treinamento abrangendo todos, direta e indiretamente, aos envolvidos no sistema. É indispensável a participação de todos nesse preço de mudança, principalmente no alto escalão. É preciso conscientizar a alta administração da empresa que o unico meio de implementar o Just In Time é alterando as práticas produtivas e o estilo de administrar, trabalhando na cultura da organização para desenvolvimento de valores agregados ao JIT.(Alves, 1995)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com