TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 10

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL[pic 1]

 ESCOLA SENAI CACOAL

CURSO TÉCNICO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 ANA PAULA DE OLIVEIRA CLEMENTE

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E  AS CONSEQUÊNCIAS NO TRABALHO

CACOAL-RO

2016

ANA PAULA DE OLIVEIRA CLEMENTE

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E  AS CONSEQUENCIAS NO TRABALHO

Artigo Científico apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Unidade Cacoal, como requisito para obtenção de título de Técnico em Segurança do Trabalho.

Prof. Orientador: Selma Correia Lima

CACOAL- RO

2016

ANA PAULA DE OLIVEIRA CLEMENTE

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E  AS CONSEQUENCIAS NO TRABALHO

Artigo Científico apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Unidade Cacoal, como requisito para obtenção de título de Técnico em  Segurança do Trabalho.

Prof. Orientador: Selma Correia Lima

BANCA EXAMINADORA

Prof. Selma Correia Lima e Silva

Prof. Evaldo César Oliveira Aguiar

Prof. Balduino Nobrega

Cacoal- RO, 18 de maio de 2016.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E  AS CONSEQUENCIAS NO TRABALHO

Ana Paula De Oliveira Clemente¹

Selma Correio Lima²

RESUMO

Analisando as referências do período em que ocorreu a Revolução Industrial, essa transformação deu inicio ao capitalismo, nesse período ocorreram mudanças no âmbito econômico, social, político, artístico e científico.  A partir de 1760, a forma de produzir mercadorias mudou radicalmente, com a invenção de máquinas movidas a vapor e a organização do trabalho em fábricas. As transformações causadas por essas inovações não se restringiram só à produção, mas afetaram as relações sociais, a forma de viver, e o significado do trabalho. O conjunto das inovações tecnológicas e as mudanças globais causadas por elas ficaram conhecidas como revolução industrial. A revolução industrial alterou e continua alterando drasticamente a relação dos homens com o seu trabalho, a forma de produzir às mercadorias, incorporando-se até mesmo uma nova disciplina em relação aos espaços públicos e privados. 

        

Palavras-chave: Trabalho; Revolução;Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

Revolução Industrial, foi o período das grandiosas transformações,  compreendendo as causas, consequências e resultados deste grande marco no mundo do trabalho.

 O objetivo deste artigo é demonstrar como ocorreram os processos e o desenvolvimento da economia capitalista. A produção de artigos para o mercado passou a ser feita em série com máquinas, dando origem às maquinofaturas industriais. Os trabalhadores passaram a participar do processo produtivo apenas com a força de trabalho que aplicavam na produção, já que os meios de produção (instalações, máquinas, capitais, entre outros.) pertenciam à elite industrial, à classe burguesa.

O artigo se justifica quando se busca conhecer como foi o inicio do uso de máquinas em grande escala, que foi implantado na Inglaterra a partir de 1760, aproximadamente. Teve profunda influência sobre a economia mundial, ocasionando mudanças sociais, políticas e culturais para o homem contemporâneo.

¹ Orientando. Discente do curso Técnico em Segurança do Trabalho.

² Orientador. Bacharel em Pedagogia; Especialista em Saúde e Segurança no Trabalho e Gestão Empresarial.

CAUSAS DA REVOLUÇÃO

Com a afirmação do capitalismo a Inglaterra através do seu pioneirismo inglês conseguiu a expansão do comércio internacional nos séculos XVI e XVII trazendo um extraordinário aumento da riqueza, permitindo a grande competência no acumulo primitivo de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias.

O país fortalecido com o desenvolvimento dos seus negócios passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria.

Rapidamente verificou que maior a produtividade e maiores lucros para os empresários poderiam ser obtidos acrescentando-se o emprego de máquinas em larga escala.

PROCESSOS DE PRODUÇÃO                              

         Durante o período de evolução, a produção manual que antecede a industrial conheceu duas etapas bem definidas dentro do processo de desenvolvimento do capitalismo o artesanato, manufatura. O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano, se definia pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção, não havia divisão de trabalho ou especialização. Segundo Rodrigues (2004, p. 89) em sua obra Planejamento de ações em Saúde e Segurança do Trabalho:

 Na época, o artesão era a unidade produtiva e cada sociedade tinha o artesão, com seus produtos, com atributos específicos. Com a troca de produtos entre as diversas sociedades, foi possível que um consumidor conhecesse o diferencial entre produtos fabricados por artesãos de outras sociedades, gerando novas expectativas.  (Rodrigues 2004, p. 89)

  O único sistema de produção da época era o artesanato, a  renda era de cada sociedade em si. Eram feitas as trocas entre eles e o consumidor podia reconhecer a diferença dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (488.8 Kb)   docx (581.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com