TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos: Administração de RH na eficácia de uma organização.

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Adriana Pires Gonçalves 46730[pic 1]

Ana Carolina Fernandes 47790

Kelcilene Dias 47987

Tainá Silva 48220

Paulo Henrique Da Silva 47406

Grupo 14

Recursos Humanos:

Administração de RH na eficácia de uma organização.

                                       Centro Universitário Toledo

Araçatuba

2015

Projeto apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica II do curso de Pedagogia como parte do requisito para avaliação sob a responsabilidade do Prof. Me. Helerson de Almeida Balderramas.


        SUMÁRIO        

[pic 2]

1 Introduçao …………………………………………………………………………………...3

1.1 Situação Problema ………………………………………………………………………....3

1.2 Fundamentação Teórica        

1.2.1 Pessoas Internas e Externas ……………………………………………………………...5

1.2.2 Recrutamento …………………………………………………………………………....6

1.2.2 Contratação ....................................................................................................................................7

2 Objetivos .................................................................................................................................8

2.1 Objetivo Geral ……………………………………………………………………………..8

2.2 Objetivos Específicos ...........................................................................................................8

3 Justificativa …….....................................................................................................................9 

4 Métodologia ……………………………………………………………………………….10

5 Cronograma ……………………………………………………………………………….11

Referencias …………………………………………………………………………………..12


1  INTRODUÇÃO

A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem ás orgazinações atrais, mantes e desenvolver os talentos humanos. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base “pessoas” motivadas e com alto nível de qualidade pessoas e profissional. Fica claro portanto nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano.

1.1 Situação Problema

A tecnologia de informação vem ganhando força entre as empresas, por serem capazes de substituir humanos, e tornar cargos desnecessários. Mas pode estar passando dos limites, devemos considerar o desenvolvimento de robôs uma grande ameaça futura, para humildes trabalhadores e até grandes profissionais.

É certo investir tanto em recursos humanos, já que a tecnologia vem ficando cada vez mais forte, a ponto de máquinas serem feitas para substituir humanos, tanto em vida social quanto profissional?

.

1.2 Fundamentação Teórica

As organizações são formadas por indivíduos que buscam alcançar objetivos, que em ação individual isolada não conseguiriam alcançar. A cooperação entre esses indivíduos é essencial para a existência da organização.

Alguns conceitos são de teórias famosas no setor administração de empresas/ recursos humanos.

O objetivo desse projeto é esclarecer o que motiva e desmotiva funcionários em organizações, como selecionar funcionários.

.

1.2.1 Pessoas, internas e externas.

Para muitas organizações, o mais importante são os clientes, o que por hipótese nenhuma esta errado, ter um feedback é fundamental em grandes empresas, mas o feedback podem vir de pessoas externas tanto quanto das internas

Motivar empregados, era um dos principais conceitos do psicólogo F. Herzberg. O psicólogo fez uma lista de necessidades tanto fisícas como psicológicas para trabalhadores, e as dividiu em duas categorias.

Extrinsecos: Quando ausentes geram grande insatisfação, mas quando estão presentes não geram grande motivação.

Intrinsecos: Quando presentes geram grande insatisfação, mas quando ausentes não geram grande motivação.

Assim a teoria afirma, a satisfação no cargo é função dos fatores motivadores, intrínsecos ao próprio trabalho; e a insatisfação no cargo é função dos fatores extrínsecos, que formam o contexto no qual o trabalho é realizado.

Já o psicólogo americano Abraham H. Maslow concluiu que um indivíduo procura satisfazer suas necessidades dentro de uma seqüência lógica, uma espécie de hierarquia, em que as necessidades de nível mais baixo dominam o comportamento do indivíduo até estarem suficiente satisfeitas, quando então entra em ação outra necessidade de nível mais elevado.

Basear-se em teórias como as desses psicólogos são grande idéias para aprender a motivar empregados. Sempre lembrando que um feedback da empresa pode ser uma grande motivação.        

1.2.2 RECRUTAMENTO

É o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização. Esse processo de busca dos candidatos pode ser realizado dentro ou fora da empresa. Etapas do recrutamento: a) Planejamento – analisar e programar o quadro de pessoal, considerando a quantidade de vagas, níveis de responsabilidade e de atuação, faixas salariais, etc. b) Execução - as empresas podem ter um profissional responsável ou terceirizar essa atividade. A decisão deve levar em conta o custo, a agilidade e a qualidade do recrutamento. c) Fontes de recrutamento – são os locais onde buscamos os candidatos para preenchimento das vagas nas empresas. Podem ser internos ou externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com