TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Patrimoniais

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

Recursos Patrimoniais  ( Capítulo 12)

                Recurso é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riquezas. Administrar esses recursos, que são escassos, é o objetivo de todos os envolvidos direta ou indiretamente  no processo produtivo, onde a busca pela minimização dos desperdícios, o aumento do lucro e a rapidez com que o processo é efetuado,  sempre será uma constante.

                Já o Patrimônio de uma empresa pode ser conceituado como conjunto de bens, valores, direitos e obrigações, sendo avaliado monetariamente para a realização de seus objetivos.

                Logo, os recursos patrimoniais são instalações utilizadas nas operações do dia a dia da empresa, mas que são adquiridos esporadicamente, onde a conservação, a manutenção e quando se fizer necessária, a alienação  fazem parte do processo depois de adquirido o bem.

                Os Recursos Patrimoniais podem ser tangíveis, quer dizer, possuem forma física, são palpáveis, como por exemplo, veículos, imóveis estoque de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, etc. E também podem ser intangíveis, quer dizer, bens incorpóreos, não palpáveis, não constituídos de matéria, como por exemplo, as marcas e as patentes.

                Os bens tangíveis podem ser nomeados como imóveis, aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos e os móveis, que podem ser removidos por outras pessoas.

                A formalização de aquisição de um bem patrimonial é feita por meio de contrato devido sua complexidade e decorre de um planejamento a médio e longo prazo efetuado pelas empresas.

                O bem patrimonial tangível é identificado pela unidade organizacional através de codificações como o código de barras onde se registram a data de aquisição, o grupo que pertencem, o valor inicial. Esse sistema também a valia a depreciação de um bem como a perda de valor devido ao seu uso ou obsolescência tecnológica.

                A vida econômica de um bem é o período de tempo em que o custo anual de utilização é mínimo, porém os equipamentos se desgastam necessitando de manutenção e gerando um aumento de custos operacionais, deixando de ser interessante a continuidade desse bem para a empresa. Sua substituição é uma forma da empresa ganhar vantagem competitiva em face de seus concorrentes devido a modernas tecnologias, diminuindo custos e produzindo com mais eficiência. Desta forma, os estudos realizados para a substituição de equipamentos realiza uma comparativa de custos, entre o equipamento que é utilizado atualmente, denominado defensor, e um novo equipamento, denominado desafiante.

                Em muitas empresas, aquisição e alienação de ativos imobilizados, como veículos, equipamentos, móveis, são feitos de forma frequente. Como estes bens são depreciáveis, com cotas de aquisição e depreciação diferentes devido à inflação, sofrem correção monetária. Sem o auxilio de computadores e softwares fica difícil, ou até impossível, o registro e controle de todo esse movimento, que acaba se refletindo diretamente nos registros contábeis e nos resultados operacionais das empresas. Por isso, a maioria das empresas possuem um software para gestão dos ativos imobilizados. Todos esses programas tem por objetivo fornecer a qualquer momento o valor residual contábil do bem, a depreciação do período e acumulada, numa moeda fixa usada como referência. Eles possuem e demonstram várias informações, como data de emissão, nome e código da empresa, taxas de depreciação, nome, descrição e data de aquisição do bem, saldos iniciais, movimentações, saldos atuais e depreciação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com