TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos e Ambientes Humanos

Por:   •  14/2/2019  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

Dados Gerais

Disciplina

Recursos e Ambientes Humanos

Professor

Adriane Quelhas

Aluno

Vinicius Marques Soares Batista

Análise do Texto

Título do Texto

Paradoxos Culturais

Autor (es)

Betânia Tanure

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

cultura

gestão

paradoxos

Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)

As diferenças culturais somadas às diferenças de personalidade e valores que se tornam um desafio nas empresas para os gestores que precisam encontrar a forma mais adequada para extrair do seu grupo o melhor desempenho possível.

Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)

Diante da diversidade de culturas existentes no mundo, não é possível afirmar que existe uma fórmula que seja aplicável a todos os países, ou mesmo a todas as empresas de um mesmo país, quando falamos de gestão. Mas é importante sim, que se estude e aprenda modelos que tiveram sucesso após sua implementação, considerando as devidas peculiaridades e os objetivos de cada empresa. É preciso considerar também a resistência às mudanças que o ser humano possui e a dificuldade de sair da zona de conforto.

A relação entre líder e liderado é uma via de mão dupla. Da mesma forma que liderados muitas vezes enxergam o líder com certo distanciamento, existem líderes que enfatizam esta posição como forma de demonstrar poder. Uma forma de quebrar este bloqueio é trazendo transparência à relação de modo que todos enxerguem os benefícios que uma mudança pode trazer.

Há casos em que surge uma limitação pela qualidade da formação dos liderados que impede que se dê mais liberdade ou autonomia em suas ações causando uma dependência das decisões do líder, que com o tempo gera insegurança nos executantes em momentos em que a iniciativa e proatividade são necessárias.

Falando de flexibilidade, por não estarmos acostumados a trabalhar desta forma, uma possível solução para que a indisciplina não atrapalhe os resultados é associar as tarefas a metas e prêmios para que com o tempo haja uma mudança de cultura quanto à importância do atendimento de prazos.

Paralelo com Exemplos de sua vivência

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (450.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com