TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação o Poder da Visão

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

CURSO:

Pedagogia

ALUNO:

João Batista Andrade Santos

E-MAIL:

goltiebl@gmail.com

REDAÇÃO

TEMA:         O PODER DA “VISÃO”

TÍTULO:

Na Alegoria da Caverna, a ideia central consiste no ato de chegar a uma verdadeira realidade, a um verdadeiro conhecimento, em que para chegar a este conhecimento é necessário sair da caverna em que comtemplamos a sombra e avançar à luz através da dialética que nos liberta da cegueira, nos proporcionando à contemplação da luz. O filósofo é aquele que tem a oportunidade deliberar todas as pessoas da prisão, da cegueira, pois ao comtemplar a luz, ele ajuda os prisioneiros a sair da cegueira, da realidade da sombra e comtemplar verdadeiramente o conhecimento verdadeiro, a ideia de Bem.

Neste sentido eu concordo com a ideia apresentada de que, para comtemplar a luz, ter o conhecimento verdadeiro, é necessário sairmos do mundo da sombra, da caverna, pois a sombra nos impede de chegarmos a um conhecimento verdadeiro. Penso que esta sombra, cegueira, é a preguiça e a covardia que Kant relata em seu artigo sobre o esclarecimento, ao ser questionado sobre o que é o esclarecimento.

O prisioneiro, interpretado como filósofo, quando comtemplou a luz volta para trazer o conhecimento aos outros prisioneiros que ficaram na obscuridade, no sentido de liberta-los da escuridão e os prisioneiros ao deparar com a realidade que ele transmitiu acharam que ele estava louco, pois não queria sair da sua zona de conforto, preguiça, covardia, permanecendo sempre na realidade das sombras. Em minha opinião o homem que não sai da escuridão, que não aceita a luz é sempre ignorante.

Platão distingue o mundo sensível do mundo inteligível. O mundo sensível é acessível aos sentidos e é ilusório, sendo a pura sombra do verdadeiro mundo. O mundo inteligível é o mundo das ideias, da ideia de Bem. Na alegoria da caverna Sócrates relata a atitude dos prisioneiros que através das sombras que eles comtemplavam, tomavam a realidade a qual eles viviam como a realidade verdadeira, se prendendo ao mundo sensível, aos sentidos. Neste ponto eu discordo com esta atitude, pois para formar um conhecimento sólido e verdadeiro, não podemos nos apegar ao mundo sensível, mundo em que vivemos, pois o apego aos sentidos nos leva a cair em certas ilusões. Descartes em sua meditação “Das coisas que se podem colocar em dúvida” chega a uma conclusão que não é possível chegar a um conhecimento verdadeiro e sólido partindo dos sentidos, pois os sentidos nos enganam.

É tomando o pensamento de Descartes que discordo com a atitude mencionada, pois se os sentidos nos enganam não devemos confiar como verdade à realidade sensível que nos é transmitida e percebida através dos sentidos.

Esta obra Alegoria da Caverna é uma obra muito interessante, em que Sócrates narra a Glauco algumas questões e exemplos, é uma oportunidade de conhecer profundamente a filosofia de Platão que retrata muito bem o mundo sensível e inteligível. Recomendo esta obra a todos os estudantes, principalmente os que estão cursando Filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com