TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reengenharia - Conceito

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  1.555 Visualizações

Página 1 de 13

Origem da Reengenharia

Ela surgiu em meados dos anos 90 nos Estados Unidos, criada por Michael Hammer, sendo um método usado para reformular toda organização sobre a sua forma sistemática e processual. Seus principais objetivos são a eliminação total do desnecessário, reinventando, introduzindo e redesenhando os processos. Tais mudanças são feitas de forma rápida com o intuito de obter resultados num curto espaço de tempo buscando manter as organizações competitivas no mercado. A inovação foi o fator fundamental para possibilitar a mudança nas maneiras de gestão que imperavam na época.

A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores Organizacionais e os Sistemas de Informação. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos empregados que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.

A reengenharia...

"... Consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas criticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo”. Michael Hammer e James Champy - "Reengineeringthecorporation"

De acordo com Chiavenato não podemos considerar que a reengenharia e seus processos foram somente melhorados; é necessário que tenham sido substituídos por novos processos. Segundo ele a reengenharia está fundamentada em quatro termos:

I. Fundamental: redução ao essencial; o que e por que a empresa trabalha de determinada maneira.

II. Radical: renovação; adoção de novos procedimentos.

III. Drástica: despreza o que existe e substitui por novas formas de trabalhar.

IV. Processos: foco nos processos e não nas tarefas; o que e por que do processo.

4 Fases da Reengenharia

 Preparação: Verificação e listagem dos processos verificando quais deverão ser redefinidos.

 Planejamento: Análise dos recursos à serem empregados, sendo eles: Tempo, recursos financeiros e humanos. É necessário estruturar uma equipe designando as tarefas devidas.

 Implementação: Efetuar uma profunda análise sobre os processos selecionados e reformulá-los para que, posteriormente seja possível colocar em prática o processo de mudança.

 Avaliação: Avaliar medindo os impactos positivos e negativos ocasionados por tais mudanças estruturais e processuais. É importante controlar os resultados positivos e buscar novas mudanças para reverter os negativos.

Enfoques da Reengenharia

Neste ponto é interessante diferenciar os dois principais enfoques da Reengenharia:

• Reengenharia de Processos: visa inovar processos específicos dentro da empresa, normalmente não gerando grandes ganhos de desempenho na corporação como um todo.

• Reengenharia de Negócios: visa transformar o negócio da empresa através da inovação de macroprocessos fundamentais com base na nova estratégia corporativa da empresa.

Embora ambas se proponham a trazer ganhos drásticos e reformulações radicais, a Reengenharia de Negócios começa pela discussão da própria definição do negócio da empresa. A Reengenharia de Processos, por sua vez, subordina sua análise à estratégia vigente da empresa e, de certa maneira, começa sua intervenção a partir desse ponto.

Características gerais do processo de Reengenharia

A reengenharia se focaliza em mudar completamente os processos que vinham sendo utilizados, aqueles no qual as empresas estavam baseadas no modelo industrial em que as tarefas eram simples e tornavam os processos complexos.

Para que as empresas possam atender as atuais exigências do mercado, é necessário que os processos se mantenham simples, e neles são encontradas algumas características sistematizadas.

Uma das características básicas do processo de reengenharia é a falta de linhas de montagem, havendo a necessidade de que muitas tarefas sejam realizadas por uma pessoa ou por um grupo, concentrando a responsabilidade e reduzindo os níveis hierárquicos, agilizandoas operações.

Como na reengenharia os processos são integrados, também os níveis de gerenciamento são reduzidos, com isso no ponto do processo no qual o trabalhador teria que consultar seu superior, ele agora deve tomar suas próprias decisões, resultando em uma maior delegação de poder para os funcionários. Neste ponto as contratações deverão ser de pessoas competentes e confiáveis.

Os processos não precisam mais seguir uma sequência linear, devem respeitar a ordem lógica do que precisa vir em seguida.

Com o fim da padronização é possível ter múltiplas versões de um mesmo processo adaptados as exigências do ambiente atual.

Na reengenharia se evita que determinados trabalhos sejam omitidos somente para aguardar a presença de algum “especialista” quando o trabalhador já tem capacidade de efetuá-lo.

São minimizados os controles porque não contribuem para o processo, em alguns casos apresentam perdas para as organizações, são mantidos ou implementados os controles quando estão economicamente justificados.

O gerente de caso atua como intermediário entre o processo e o cliente. Como já sabemos, a reengenharia tenta integrar os processos. Mesmo que o gerente não seja dono dos processos ele os defende como próprios frente aos clientes.

Sempre que possível se procura que as operações tenham as vantagens tanto da descentralização como da centralização, estas vantagens são combinadas através da tecnologia da informação a qual permite as empresas que suas unidades mesmo sendo independentes e autônomas obtenham proveito da economia de escala propiciada pela centralização.

Reengenharia: Uma visão positivista

Como já mencionado, a reengenharia surgiu no final do século XX com a intenção de ser uma ferramenta importante na estruturação organizacional, através da análise dos processos da empresa, criando uma nova organização que buscava uma melhoria com qualidade e com satisfação dos seus clientes.

Esse processo radical, chamado Reengenharia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com