TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reestruturação Estratégica de Correspondente Bancário

Por:   •  29/6/2020  •  Monografia  •  19.466 Palavras (78 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 78

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

THALONE JOSÉ MACIEL DE ALENCAR

O papel dos Correspondentes Bancários: a necessidade da reestruturação estratégica frente as mudanças no mercado.

São Luís

2019

THALONE JOSÉ MACIEL DE ALENCAR

O papel dos Correspondentes Bancários: a necessidade da reestruturação estratégica frente as mudanças no mercado.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Unidade de Ensino Superior DOM BOSCO como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador: Prof. Marcelo Virgínio de Melo.

São Luís

2019

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço à minha mãe, Tânia Maciel e meu pai Leone Alencar pela generosidade e incentivo ao longo de todos esses anos. Pelos esforços e dedicação desprendidos ao longo da vida de ambos, para que eu tivesse a oportunidade de estudar e desfrutar de bons momentos. Agradeço ainda, a toda a família.

Às minhas irmãs Thálya Maciel e Thalyane Maciel pelo companheirismo de uma vida inteira, por estarem ao meu lado nos bons e maus momentos e por terem a paciência de conviver comigo. Aos meus outros dois irmãos, Maria Luísa e Pedro Henrique, pelas horas de descontração e brincadeira que me dão a oportunidade de participar do crescimento de ambos.

Agradeço, especialmente, a minha noiva Ana Carla Araújo por ser minha companheira de vida e de caminhada. Sem ela, esse momento não seria possível. Obrigado por ser meu porto seguro, por partilharmos conquistas e realizações ao longo de seis anos juntos. Agradeço também à Sandy, nossa cachorrinha e filha, pelos momentos de alegria e descontração que pode proporcionar.

Aos diretores do Grupo Ferraz, Juvêncio Júnior e Paulo Amate pelos momentos de aprendizagem, amizade, companheirismo e pela oportunidade de trabalhar em um local no qual me orgulho em fazer parte e construir uma carreira voltado ao que amo. A toda a minha equipe, Daniele Dutra, Tássia Nayellen, Helen Veloso, Pricila Avelar, Jadina Castro, Bianca Fecques, Ingryd Barroso, Tadeu Soeiro, Helen Bruna, Taynara Martins, Karlenilce Guterres, Crysliane Sousa, Sonizeth Cascais, Karoline Costa e Cristiane Sá por fazerem um trabalho de excelência ao longo dos últimos anos. Agradeço ainda a todos com quem tive a oportunidade de trabalhar ao longo desses anos. Participar do crescimento pessoal e profissional de todos é uma honra e aprender com vocês todos os dias é um prazer.

Ao meu orientador, professor Marcelo Melo, pela paciência e por todos os conhecimentos transmitidos ao longo dos últimos anos, em um comportamento de verdadeiro líder. É um prazer ser seu aluno. A todos os professores de Engenharia de Produção da UNDB, pela construção do meu conhecimento, pelo meu crescimento pessoal e profissional.

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo dos processos de reestruturação estratégica em um correspondente bancário através de ferramentas e técnicas de gestão. A aplicação de ferramentas de gestão em organizações possibilita reavaliar o posicionamento da empresa em relação aos concorrentes, observando as principais tendências do mercado e auxiliando no processo de tomada de decisão. Desta forma, nesse trabalho será analisado de que forma ocorreu o processo de expansão das redes bancárias e massificação dos correspondentes bancários na economia nacional, apresentando as principais características do mercado financeiro e bancário atual, assim como as inovações tecnológicas que novas empresas estão trazendo ao mercado. O estudo foi realizado através das análises de cenários macroambientais e microambientais, da definição das forças no qual a empresa está sujeita em relação ao mercado e a seus clientes, além da análise dos principais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que a empresa possui. A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa e realizada através de estudo de caso.

Palavras-chave: Reestruturação Estratégica. Análise de mercado. Mercado Bancário. Correspondente Bancário.

ABSTRACT

The presente work aims to conduct a study of the strategic restructuring processes in a correspondent bank through management tools and techniques. The application of management tools in organizations makes it possible to reassess the company's positioning in relation to competitors, observing the main market trends and assisting in the decision making process. Thus, this work will analyze how the process of expansion of banking networks and the correspondence of banking correspondents in the national economy occurred, presenting the main characteristics of the current financial and banking market, as well as the technological innovations that new companies are bringing to the Market. The study was conducted through the analysis of macroenvironmental and microenvironmental scenarios, the definition of the forces in which the company is subject to the market and its customers, and the analysis of the main strengths, Weakness, Oportunitties and Threats that the company has. The research is exploratory, qualitative approach and conducted through case study.

Keywords: Strategic Restructuring. Market analysis. Banking Market. Correspondent banking.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Matriz SWOT31

Figura 2 – As cinco forças de PORTER 35

Figura 3 – Composição das transações bancárias49

Figura 4 – Forças de PORTER FACILIT INTERMEDIAÇÕES50

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Características da reestruturação bancário nacional22

Tabela 2 – Entrevistas realizadas42

Tabela 3 – Questionários enviados42

Tabela 4 – Evolução do emprego livre na economia em Setembro/201946

Tabela 5 – Ranking correspondentes bancários Banco Beta em Dezembro/201856

...

Baixar como (para membros premium)  txt (131.3 Kb)   pdf (859.1 Kb)   docx (450.2 Kb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com