TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reestruturação e reorganização da empresa o Sr. Eustáquio

Pesquisas Acadêmicas: Reestruturação e reorganização da empresa o Sr. Eustáquio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 14

tos

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Poliana Michelly Ramos Macedo

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO II

MONTES CLAROS

2013

Poliana Michelly Ramos Macedo

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO II

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teorias da Administração II Introdução a Contabilidade, Introdução a Economia, Matemática.

Prof.(a) Ivan Campos

Vania Silva

Regina Melassise

Helenara Regina Sampaio

MONTES CLAROS

2013

SUMÁRIO

1 - Introdução 3

2 - REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA EMPRESA 4

2.1 – Planejamento 4

2.2 – Organização 4

2.3 – Direção 5

2.3 – Direção 6

3. PROPOSTAS PARA REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA EMPRESA 7

3.1 – Recursos Humanos 7

3.2 – Área Financeira e Contabilidade 8

3.3 - Marketing 9

3.4 – Áreas de Produção 10

3.5 - Departamento de Economia e Sustentabilidade 11

4 – TOMADAS DE DECISÕES 12

4.1 Linhas de Créditos 12

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

6 . REFERÊNCIAS 15

1 – INTRODUÇÃO

Toda empresa, visa à continuidade, mas para que isto ocorra, faz-se necessária a implementação dos elementos da Administração: planejamento, organização, direção e controle interno abrangendo toda a sua administração. Desta forma faz-se necessário o estudo e implantação de novas técnicas e propostas, visando organizar e agilizar os processos para tomada de decisão, tornando a empresa e seus colaboradores mais eficientes e eficazes, bem como capacitando a empresa para a competitividade e crescimento no mercado cada vez mais exigente. Com todas as áreas da empresa organizadas fica mais fácil controlar as atividades abrindo caminhos para planos de investimentos e melhorias na atuação no mercado, pois o foco deixa de ser a preocupação corretiva para ser a ação pró-ativa, onde a empresa se antecipa aos fatos reduzindo os riscos e as perdas. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da empresa o Sr. Eustáquio, que embora esteja com a situação financeira estabilizada e não possuir dívidas de longo prazo, não se mostra em concordância com o mercado. Na reestruturação e reorganização da empresa em questão serão trabalhadas as áreas de Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing, produção e será criada uma Área de Economia e Sustentabilidade, onde irão ser desenvolvidas maneiras de reduzir os índices de poluição, mais ainda por se tratar de uma indústria de plásticos.

2 – REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

Após um análise minuciosa da empresa do Sr. Eustáquio, observamos deficiências em todos os setores. Para que a empresas sobreviva, é necessário uma reestruturação e reogarnização, para isso, será de grande ajuda a implementação dos quatros elementos da administração, visto que estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. O planejamento, a organização e a direção repercutem intensamente nas atividades de controle da ação empresarial, propiciando a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial, obtidas através do planejamento, da organização e da direção.

2.1 – Planejamento

O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.

2.2 – Organização

Organizar é dispor os recursos materiais, humanos e tecnológicos de maneira harmônica, de forma que o conjunto formado seja capaz de resultar em eficiência e eficácia, apresentando produtividade e qualidade a baixos custos, mínimo de riscos e esforço humano.

Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados esta estabelecidos (OLIVEIRA, 2002).

Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério

(MAXIMIANO, 2000)

Organizar o negócio é ordenar:

1. O espaço:

Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu devido lugar.

2. O tempo:

Um tempo para cada tarefa e cada tarefa em seu devido tempo.

A organização do tempo requer:

• Uma agenda para controlar os compromissos;

• Ter em mente as prioridades;

• Pontualidade para executar tudo o que foi programado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com