TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referência Especializado de Assistência Social

Por:   •  1/4/2019  •  Monografia  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Apresentação do tema – A motivação para este estudo surgiu a partir da observação realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS localizado no bairro Bela Vista, realizado em 2018, no estágio básico I, sob orientação da Psicóloga responsável do local. Através da observação pode-se notar que os adolescentes que cumprem as medidas socioeducativas da instituição apresentam baixa autoestima, carência na vida escolar, fragilização de vínculos familiares e também incerteza de perspectivas futuras, tanto profissional como pessoal. Sociologicamente, a adolescência é uma fase da vida caracterizada pela busca do ajustamento social, sexual e vocacional. 

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do adolescente se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Piaget (1970), a atividade de assimilar certas experiências do meio circundante força a criança a acomodá-las ou internalizá-las. Esta internalização de experiências é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, o qual sugere que o desenvolvimento mais completo tem lugar quando as crianças assimilam experiências do seu meio, porque só então são capazes de acomodar ou internalizar essas experiências.

Existem alguns projetos sociais, estes são realizados em formas de cursos breves, como por exemplo, curso de garçom e de informática, em que após o seu término não há estimulo para que os adolescentes levem isto adiante como uma suposta opção de profissão. Portanto, é instigante uma investigação junto com estes adolescentes com intuito de verificar o que eles pensam em relação a esses cursos, se foram relevantes ou até mesmo se gostariam que estes se repetissem mais vezes, para que assim pudessem ter uma melhor perspectiva profissional para seu futuro após o cumprimento das medidas socioeducativas.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). A finalidade é prover atenção sócio assistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens encaminhados pela Vara de Infância e Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente ou Juiz Singular. Também cabe ao CREAS fazer o acompanhamento do adolescente, contribuindo no trabalho de responsabilização do ato infracional praticado.

O adolescente em medida de Liberdade Assistida (LA) é encaminhado ao CREAS, onde será acompanhado e orientado. Essa medida é fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituída caso a Justiça determine. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a prestação de serviços à comunidade (PSC) consiste na realização de atividades gratuitas de interesse geral, por período não superior a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos, bem como em programas comunitários governamentais. 

http://mds.gov.br/assistencia-social-suas/servicos-e-programas/servico-de-protecao-social-a-adolescentes-em-cumprimento-de-medida-socioeducativa-de-liberdade-assistida-la-e-de-prestacao-de-servicos-a-comunidade-psc

http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/fundamentos-psicologicos-da-educacao-livro/livro/livro.chunked/ch04s04.html

OBJETIVO GERAL:

  • Auxiliar no desenvolvimento de perspectiva tanto pessoal como profissional dos adolescentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Contribuir com a capacidade de reflexão sobre as possibilidades de construção de autonomia;
  • Identificar suas perspectivas profissionais;
  • Promover através de intervenção incentivos profissionais;
  • Trabalhar o fortalecimento dos relacionamentos entre os adolescentes;
  • Criar condições para a construção/reconstrução de projetos de vida que visem à ruptura com a prática do ato infracional;

JUSTIFICATIVA

Os adolescentes que cumprem medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), apresentam dificuldade de perspectivas profissionais, apesar das medidas socioeducativas, durante e após o cumprimento da mesma, não demonstrando interesse na área profissional, visto que muitos deixaram de frequentar a escola. Conforme preconiza a Lei Municipal no 8627/2008, de autoria do Executivo, o programa tem como objetivo a não reincidência da prática infracional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com