TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre Políticas Públicas e Vivência

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Políticas Públicas

Aluna: Camila Patzlaff Dias

Tarefa Unidade 2: Realizar a leitura e reflexões da unidade, grifando o seu entendimento e pontos importantes, correlacionando o assunto com sua realidade de trabalho.

        O método de formulação das Políticas Públicas passa por diversas fases, compondo um ciclo. Este ciclo é um processo que engloba a participação de todos os atores públicos e privados, o poder que esses atores possuem, o que eles fazem, o momento atual do país, com suas problemáticas e questões sociais, oportunidades, e organização de ideias e ações.

        O ciclo das políticas públicas é um retorno do Estado às necessidades do grupo, onde, por meio de ações e programas tem por finalidade o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. O ciclo das políticas públicas é muito importante para podermos entender a real situação do país e as ações que podemos realizar por ele.

        As fases do ciclo das políticas públicas são: a formação da agenda, a formulação da política, o processo de tomada de decisão, a implementação da política e a avaliação. Porém este ciclo não pode ser avaliado somente pelas ações do Estado, como um ator singular, mas depende da interação de muitos atores distintos, inclusive de parcerias público-privadas.

        A clínica de diagnóstico por imagem onde trabalho, empresa privada, de capital social limitado, coopera com o governo para tentar resolver problemas de saúde pública, trabalhando em parceria, como agilidade no agendamento, realização e laudo dos exames necessários dos pacientes do sistema público de saúde.

 Os governos municipais, afim de agilizar os problemas de demora no atendimento e diagnostico das doenças da população criaram os Consórcios Intermunicipais de Saúde, que são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos com o serviço privado.

Quando o município entende essa necessidade de parceria do público com o privado, irá, na formação de sua agenda avaliar o cenário atual em que sua população se encontra. Ponderará seu custo-benefício, os recursos disponíveis, que na sua maioria provem do governo do Estado e da União, a urgência no atendimento e a necessidade política dessas parcerias.

Na formulação da política, o governo municipal apresentará soluções para resolver os problemas na saúde do município. Neste caso, apresentando a participação do seu município no consórcio, organizando as ideias e apresentando estratégias, como buscar parcerias próximas do município para as consultas e realizações dos exames, tendo um menor custo com o transporte dos pacientes, ou agendamento do máximo de pacientes possíveis, em datas específicas para organizar o transporte.

 Após estudar todas as alternativas possíveis, será definido o caminho da ação adotada, definindo o curso e o prazo da ação, como, encontrar parcerias, fazer contratos, organizar a agenda da secretaria de saúde para cuidar dos processos envolvidos no consórcio e o prazo dessas parcerias.

Na implementação da política, o planejamento e as escolhas são transformados em ações. Coloca-se em prática as parcerias, fechando contratos com as clínicas privadas, que passarão a atender a população de uma forma mais rápida, com a qualidade do serviço privado, otimizando o tratamento necessário que a população necessita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com