TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime de Metas de Inflação

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Regime de metas de inflação

Um dos principais fatores que pode resultar em diversos problemas econômicos a um país é a inflação, um índice muito elevado dessa taxa, apesar de favorecer a economia em longo prazo, irá desfavorecer as classes mais pobres da sociedade e gerar uma grande concentração de renda; já quando a taxa está muito baixa, ocorre um desequilíbrio entre oferta e demanda, o que faz o número de desempregados aumentar. Portanto, a inflação precisa de um sistema que possa controlá-la; para isso, existe mais de uma maneira.

As décadas de 1980 e 1990 são exemplos de quando a inflação fugiu do controle. A partir dessas considerações, buscando guiar as políticas monetárias brasileiras para evitar que o episódio ocorresse novamente, que o regime de metas de inflação foi adotado em 1999 e é utilizado até hoje.

Esse sistema utiliza-se de índices para um piso e um teto da inflação, definidos a partir de uma margem baseada no centro da meta. Com isso o Banco Central do Brasil pode medir e controlar os riscos de deflação ou hiperinflação; um instrumento muito utilizado para realizar essa tarefa e alcançar níveis estáveis é a taxa de juros a curto prazo, que é ajustada conforme a necessidade. Com essas condições torna-se possível a realização de previsões acerca do mercado, facilitando acordos financeiros e investimentos. Além disso, serve como uma garantia de que a inflação estará equilibrada e, consequentemente, haverá estabilidade nos preços.

Mesmo com todos esses fatores, apenas esse regime não é garantia de crescimento econômico para um país, nem mesmo bons resultados podem ser atribuídos somente a sua aplicação, visto que outros países que não o adotaram também obtiveram crescimento em seus índices econômicos.

Referências

Banco Central do Brasil. Regime de Metas para a Inflação no Brasil, 2014. Disponível em: <http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/faq%2010-regime%20de%20metas%20para%20a%20infla%C3%A7%C3%A3o%20no%20brasil.pdf>.

MOURÃO, Alexandre. RMI – Regime de Metas de Inflação, 2010. Disponível em: <https://alexandremourao.wordpress.com/2010/03/07/rmi-regime-de-metas-de-inflacao/>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com